Imagem Blog

Memória Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.
Continua após publicidade

Os primeiros grandes shows de rock do Brasil

Antes que o Brasil se tornasse rota dos grandes shows internacionais, esses foram os pioneiros

Por Roosevelt Garcia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
5 jun 2017, 07h32

Depois do primeiro Rock in Rio, em 1985, o Brasil entrou definitivamente na rota dos grandes shows internacionais e passou a ser comum expoentes da música darem as caras por aqui, em apresentações sempre concorridas. Mas, antes disso, era raro algum grande artista se aventurar em nossas terras.

Aqui está uma lista dos shows que aconteceram antes de 1985. Se você esteve em alguns deles, sinta-se afortunado, pois você faz parte da história do rock no país.

 

• Santana – 1973
Carlos Santana já era uma lenda do rock quando esteve em São Paulo em 1973. Ele já havia feito shows no Brasil em 1971, mas não em nossa cidade. Com um repertório renovado, diferente do rock latino que o havia consagrado até então, ele tocou até Aquarela do Brasil, num show que durou quase três horas.

Carlos Santana em São Paulo em 1973 (Acervo/Divulgação)

 

Docmentário sobre a turnê sul-americana de 1973, da qual o Brasil fez parte.

 

 

• Alice Cooper – 1974
O primeiro grande show de rock do país, Alice Cooper trouxe seu rock teatral para o Anhembi em março de 1974. Ele decapitou bonecas, foi eletrocutado, e tudo mais que o roteiro do seu show pedia, levando os público ao delírio.

Continua após a publicidade
(Acervo/Divulgação)

 

 

• Jackson 5  – 1974
Michael Jackson já tinha 16 anos e estava mudando de voz quando veio com seus irmãos para o Brasil, na turnê de lançamento do disco Dancing Machine, penúltimo disco do grupo. No ano seguinte eles mudariam o nome para The Jacksons, sem Michael, que já alçava carreira solo. O show foi em setembro de 74, no Anhembi. A TV Tupi gravou toda a apresentação e transmitiu o show, mas a fita se perdeu num incêndio em 1978. Só sobraram pequenos trechos, usados nesta matéria do Fantástico.

(Acervo/Divulgação)

 

 

 

• Rick Wakeman – 1975
A obra prima de rock sinfônico do mago dos teclados que, entre suas passagens pelo Yes, gravou alguns álbuns solo com enorme sucesso entre nós. Neste show ele apresentou na íntegra a obra Viagem ao Centro da Terra, além de faixas de Rei Arthur e As Seis Esposas de Henrique VIII, acompanhado pela Orquestra Sinfônica de Campinas com regência do maestro Isaac Karabtchevsky, e com narração do ator Paulo Autran. O show foi no ginásio da Portuguesa.

(Acervo/Divulgação)

 

 

• Genesis – 1977
Dois anos depois da saída de Peter Gabriel do grupo, o Genesis aportou por aqui na turnê do disco Wind and Wuthering, tocando faixas do novo álbum e também algumas clássicas, inclusive da fase Peter Gabriel. Phil Collins até anunciou algumas coisas em português durante o show, que foi no Ibirapuera.

(Acervo/Divulgação)

 

Continua após a publicidade

 

 

• Queen – 1981
Contra todas as expectativas, a maior banda de rock daqueles anos tocou no estádio do Morumbi em São Paulo, para um público estimado de 200 000 pessoas. Fazia parte de uma turnê sul-americana da banda, que incluía também a Argentina e a Venezuela. A vinda da banda foi bancada pela Toco, a lendária discoteca de São Paulo, que apostou no sucesso e acertou em cheio, surpreendendo até mesmo os músicos, que não esperavam uma recepção tão calorosa dos brasileiros.

(Acervo/Divulgação)

Show completo no Morumbi:

https://youtu.be/GLoGhwD1C8w

 

• Van Halen (1983)
O Van Halen estava no auge quando veio ao Brasil em janeiro de 83. Com David Lee Roth nos vocais, a banda tinha um som pesado e com forte apelo entre os jovens. Nas entrevistas coletivas da banda, sempre que os jornalistas pediam pra eles se identificarem, os quatro cantavam os tema dos 3 Patetas! “Van Halen é um estilo de vida, o que a gente quer é se divertir”, dizia David Lee Roth. Foram três shows no Ibirapuera.

(Acervo/Divulgação)

 

Continua após a publicidade

 

 

Kiss – 1983
Na época em que ainda se apresentavam mascarados, o Kiss mexeu com o Brasil em 1983, na turnê do disco Creatures of the Night. I Love it Loud tocava o todo tempo nas rádios, e os fãs, eufóricos, nem se importaram com as críticas negativas da imprensa, despreparada para lidar com uma banda cercada de mistérios. O show lotou o Morumbi em junho de 83.

(Acervo/Divulgação)

Show na íntegra:

 

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.