Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês
Memória Por Blog Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.

MIS exibe filmes clássicos de ficção científica

Mostra reúne dois filmes dos anos 50

Por Roosevelt Garcia 11 jun 2018, 12h16

Desde que Georges Méliès lançou seu Viagem à Lua, em 1902, os filmes de ficção científica são uma gênero importante na história do cinema. Especulações sobre o futuro, viagens ao espaço, utopias e distopias nos deixam curiosos sobre o que nos reserva daqui para frente. Nesses cento e poucos anos de história, milhões de pessoas foram atraídas às salas de cinema em busca das respostas na visão de cada cineasta.

Os anos 50 tiveram particularmente uma boa safra de filmes B com esse tema. O espaço estava literalmente “em alta” naquela época, fruto do avanço tecnológico que aconteceu após a II Guerra Mundial. A mente dos roteiristas fervilhava com ideias mirabolantes com naves e robôs.

O alienígena Klaatu tenta um contato pacífico com humanos acompanhado do robô Gort Fox/Divulgação

Bons representantes dessa safra serão exibidos no Museu da Imagem e do Som no próximo sábado (16). A mostra chamada Além da Telinha exibirá dois clássicos da ficção científica dos anos 50 em alta definição. Esta é a temporada de estreia do festival, que se repetirá a cada dois meses, sempre exibindo grandes clássicos dos anos 50 aos anos 80. A ideia, segundo os organizadores, é mostrar em tela grande longas que a grande maioria das pessoas só viu pela televisão, daí o nome Além da Telinha.

Neste sábado (16), serão exibidos os filmes O Dia em que a Terra Parou, de 1951, e A Invasão dos Discos Voadores, de 1956.

O Dia em que a Terra Parou mostra a chegada de um extraterrestre ao nosso planeta, querendo uma reunião com autoridades para explicar porque o avanço tecnológico dos humanos pode por em risco sua própria existência. No entanto, ele é recebido com hostilidade pelos militares.

Houve uma refilmagem deste clássico em 2008 com Keanu Reeves no papel principal, mas que é infinitamente inferior a este original. Para quem viu somente o filme sofrível dos anos 2000, esta se mostra uma grande oportunidade para conhecer a obra-prima que o originou. A exibição será em preto e branco e legendada.

Poster do filme O Dia Em Que a Terra Parou Fox/Divulgação
Continua após a publicidade

O filme exibido na sequência, A Invasão dos Discos Voadores, vai na contramão do primeiro. Aqui, os alienígenas não têm boas intenções. O que eles querem mesmo é escravizar a raça humana. Apesar de ter sido filmado em preto e branco, o longa ganhou colorização. É esta versão que será exibida, também legendada.

Pôster do filme A Invasão dos Discos Voadores Columbia/Divulgação

Antes do início da sessão, um bate-papo com especialistas contará curiosidades da produção dos filmes exibidos. Ambos os longas têm um toque nostálgico dos efeitos especiais, com todas as limitações técnicas daquela época. E também um desenrolar que nada lembra os filmes de ação ininterrupta de hoje. Portanto, entre no clima, sinta-se como nos anos 50 e fique com a sensação de que quando você sair do cinema, será atacado a qualquer momento por um disco voador!

Discos voadores sobrevoam Washington Columbia/Divulgação

Além da Telinha, no MIS

Avenida Europa, 158, Jardim Europa

Sábado (16), a partir das 13h

Entrada gratuita. Senhas distribuídas uma hora antes

Continua após a publicidade

Publicidade