Clique e assine por apenas 5,90/mês
Memória Por Blog Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.

18 jogos inesquecíveis do Atari

Os maiores sucessos do console que iniciou a mania dos videogames

Por Roosevelt Garcia - 15 dez 2017, 12h19

Quando o videogame Atari chegou oficialmente ao Brasil em 1983, ele já era um grande sucesso no exterior, e de certa forma, já até tinha passado sua época de maior auge. Naquele tempo, as novidades eletrônicas demoravam a chegar ao nosso país, pelo menos oficialmente.

Muitas pessoas, no entanto, já conheciam o Atari antes do lançamento oficial. Gente que teve oportunidade de importar um console, seja por aquele parente que viajou aos Estados Unidos, ou mesmo o vizinho que ia regularmente ao Paraguai.

O fato é que, devido à sua popularidade, o Atari foi o videogame que teve a maior variedade de jogos disponíveis. Seus cartuchos com um chip de memória dentro eram facilmente replicados por empresas brasileiras, que “nacionalizavam” os produtos importados, lançado-os aqui para os Ataris e todos os clones que pipocavam no nosso mercado, o que fez com que o número de títulos disponíveis fosse imenso.

Relembre os jogos mais legais deste console, que definitivamente foi o responsável pela popularização dos videogames no mundo todo, inclusive por aqui.

 

  • Space Invaders

Um dos símbolos do Atari no Brasil, foi um dos jogos de maior sucesso, por sua temática simples e jogabilidade fácil.

 

  • Enduro

Um dos primeiros jogos de corrida, que tem uma pista que inclui até gelo e navegação noturna, se tornou um sucesso absoluto.

 

  • Pitfall

Considerado um dos jogos mais criativos já feitos para Atari, o objetivo é coletar tesouros espalhados pela floresta. O jogo ganhou o prêmio de Jogo do Ano em 1982.

 

  • River Raid

Mais um dos símbolos do Atari, o jogador deve controlar um avião sobrevoando um rio, e atirar em tudo que vê pela frente, menos os tanques de combustível, que servem pra abastecer a aeronave.

 

  • Missile Command

Uma cidade está sendo atacada por mísseis, e sua missão é impedir que eles atinjam o chão. Jogo de gráficos simples, mas que rende horas de boa diversão.

 

  • Jungle Hunt

Selvagens sequestraram uma mulher, e você é o aventureiro que deve resgatá-la, atravessando os inúmeros perigos de uma floresta. Jogo de aventura bem cotado no universo dos games Atari.

 

  • Demon Attack

Jogo viciante por ser rápido e de fácil manejo, o jogador controla uma nave constantemente atacada por demônios alados. É um dos mais populares jogos para o Atari.

 

  • Seaquest

O Jogador contrala um submarino que deve resgatar mergulhadores no oceano, mas é constantemente atacado por tubarões e submarinos inimigos. Além disso, se o submarino ficar muito tempo submerso, o oxigênio vai diminuindo, tornando esse um jogo contra o tempo.

 

  • Decathlon

O jogador deve controlar um atleta competindo em diversos esportes. Este é o famoso jogo que quebrava os controles do Atari. A gente fazia o personagem correr e pular mexendo na alavanca do joystick, e com o tempo, aquilo acabava quebrando.

Continua após a publicidade

 

  • HERO

HERO é a sigla para Helicopter Emergency Rescue Operations, ou Operações de Salvamentos de Emergência por Helicóptero. O jogador controla um agente usando um traje com hélices, enfrentando diversos perigos numa caverna.

 

  • Frogger

Jogo com temática simples, tudo o que o jogador tem que fazer é ajudar o sapo a atravessar a tela, mas diversos níveis criam obstáculos que dificultam muito o objetivo.

 

  • Keystone Kapers

O jogador é um segurança de shopping que persegue um ladrão que roubou uma loja. Diversos níveis no prédio fazem o jogador tomar diversos atalhos, tornando o game rápido e interessante.

 

  • Megamania

Mais um jogo de tiros no espaço, mas aqui os inimigos são um tanto inusitados: hambúrgueres, dados, pneus e gravatas. Se tornou muito popular porque a nave parece a lendária Enterprise, da série Star Trek.

 

  • Pac Man

Originário das máquinas de Arcade, o Pac Man fez um sucesso igual no vídeogame caseiro. Todos os consoles tinham a sua versão, mas a do Atari era a mais popular.

 

  • Moon Patrol

O jogador controla um jipe lunar e deve pular as crateras que vê pela frente e também atirar pra cima nos inimigos que se aproximam.

 

  • Montezuma´s Revenge

Segundo muitos aficionados por videogames, este foi o melhor jogo para Atari em todos os tempos. Gráficos caprichados (com as limitações da época) e desenvolvimento da história interessante eram suas maiores virtudes. O jogador está em busca do tesouro de Montezuma, e deve enfrentar diversos obstáculos nas inúmeras salas da fortaleza em que se encontra.

 

  • Donkey Kong

Este é o jogo em que primeiro apareceu o personagem que se tornaria símbolo da Nintendo: o bigodudo Mario. A Coleco americana licenciou o game para seu console, que era mais poderoso que o concorrente, mas também fez uma versão para rodar no Atari, aproveitando o grande mercado.

 

  • Frostbite

O jogador deve ficar pulando entre os blocos de gelo que flutuam num rio, enquanto monta um iglu. Mas deve fazer isso rápido, porque se demorar muito, pode congelar!

 

Quer jogar todos esses jogos aí mesmo no seu PC? Visite o site http://www.atari2600.com.br/Atari/Roms/?View=Mosaico&Ordem=Acessados

 

 

Continua após a publicidade
Publicidade