Imagem Blog

Delícia de Conta Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Comidinhas
Dicas de comidinhas com bom custo-benefício e notas sobre promoções que agradam tanto o paladar quanto a carteira
Continua após publicidade

Acredite: tem panetone nos supermercados de São Paulo

O doce de origem italiana chegou às prateleiras faltando três meses para o Natal. Isso que é antecipação da gula!

Por Gabrielli Menezes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h11 - Publicado em 18 set 2019, 13h11

Até um passado bem recente, os períodos do ano podiam ser marcados pelas guloseimas encontradas nas prateleiras dos supermercados. Isso porque datas especiais costumam ter promoções e produtos específicos para cada celebração. Em andanças por mercados da cidade, a equipe de VEJA SÃO PAULO constatou que, embora faltem mais de três meses para o Natal, os panetones, grande objeto de desejo dos estômagos no fim do ano, já figuram nos expositores.

Neste ano, a entrega da guloseima nas lojas do Carrefour foi antecipada em cerca de trinta dias. No início de agosto, eles receberam a versão da Bauducco de gotas de chocolate (17,99 reais, 500 gramas) e outras receitas. Em nota, a empresa afirma que a escolha do adiantamento foi uma estratégia de vendas. Os endereços modelo Express da rede foram os únicos não contemplados com o doce nesse primeiro momento.

No Pão de Açúcar e no Extra, o período natalino em forma de panetones costuma acontecer no início de setembro. Os de produção própria, porém, ficam nas gôndulas de janeiro a janeiro. Custam 7,99 reais os de frutas cristalizadas e o de gotas de chocolate, ambos com 500 gramas. Em outubro, entram em cartaz sabores especiais, como red velvet, chocolate ruby e nozes trufado.

Mesmo diante de opções cada vez mais inventivas, 55% dos exemplares oferecidos nas lojas Pão de Açúcar levam chocolate na composição e se configuram como os queridinhos dos paulistanos. Nos 45% restantes, está o de frutas cristalizadas e outros.

Continua após a publicidade

Validade

Dá para encher o armário da cozinha de panetone já que a validade das versões industrializadas é de nove meses em média. Os artesanais, porém, não aguentam até o Natal. Para esses, a recomendação é esperar no máximo quinze dias para devorá-los por completo.

“Panetone fresco é sempre melhor, mas se a ideia é congelar, a indicação que eu dou é de consumi-lo em no máximo um mês”, explica a padeira Izabela Tavares, à frente do ateliê de pães por encomenda Iza Padaria Artesanal.

“Depois disso, algumas massas ressecam e outras ficam muito molhadas”, diz. A receita de Iza e de outras padarias artesanais da cidade costumam ser oferecidas a partir de novembro. Até lá, só supermercado.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.