Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês
Corrida Por Marcos Paulo Reis Dicas sobre corridas para praticantes do esporte, por Marcos Paulo Reis.

Treino perdido é treino perdido

Como tudo na vida, é preciso ter um planejamento para evoluir na corrida. Por isso, é fundamental seguir a programação estipulada na planilha. Mas muita gente tem dúvida sobre o que fazer quando não consegue cumprir uma sessão de exercícios na semana. + Sete dicas para se manter firme nos exercícios Geralmente, treino perdido é […]

Por Fábio Lemos Lopes Atualizado em 26 fev 2017, 15h44 - Publicado em 3 jul 2015, 11h24

corrida1

Como tudo na vida, é preciso ter um planejamento para evoluir na corrida. Por isso, é fundamental seguir a programação estipulada na planilha. Mas muita gente tem dúvida sobre o que fazer quando não consegue cumprir uma sessão de exercícios na semana.

+ Sete dicas para se manter firme nos exercícios

Geralmente, treino perdido é treino perdido. Não dá para acumular para o período seguinte a quilometragem que não foi feita no dia anterior. Também é preciso respeitar a recuperação muscular. Ou seja, não se deve fazer dois dias de atividade seguidos – especialmente no caso do iniciante, que ainda está aprendendo a conhecer seu corpo. O descanso é um dos princípios fundamentais do treinamento. Comunicar a falta ao treinador é a melhor maneira de reprogramar suas atividades sem riscos.

+ Aprenda a superar os limites respeitando seu ritmo de treino

Se você cumpre direitinho seu planejamento, perder um só treino não será um transtorno. Basta pular para o seguinte e ir adiante. O problema é se isso começar a se repetir. As falhas certamente irão comprometer seus resultados.

+ Cinco dicas para dormir melhor e turbinar sua performance nos treinos

Também é complicado ficar vários dias seguidos sem treinar e voltar como se nada tivesse acontecido. Muitas lesões acontecem em razão desse comportamento. O correto é voltar atrás em sua planilha, realinhar os treinos, retornando com exercícios mais leves e menos intensos. É como dar dois passos para trás, para depois avançar com segurança.

Continua após a publicidade
Publicidade