Imagem Blog

Últimas de São Paulo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notícias quentes e bastidores da cidade
Continua após publicidade

As reações à condenação de Lula em São Paulo

Decisão de Moro sobre o ex-presidente rendeu comentário de Doria e fogos de artifício na Avenida Paulista. Frentes de esquerda organizam protesto

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 12 jul 2017, 15h59 - Publicado em 12 jul 2017, 15h56
O ex-presidente Lula (NELSON ALMEIDA/AFP/Getty Images)
Continua após publicidade

A condenação de Lula no âmbito da Operação Lava Jato, nesta quarta (12), tem causado burburinho em vários pontos da cidade. O ex-presidente recebeu pena de nove e anos e meio por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Responderá em liberdade ao julgamento em instância superior.

Nas redes sociais, há vários relatos de fogos de artifício na região no entorno da Avenida Paulista, desde as 14h. A via será ocupada por um protesto em apoio ao ex-presidente. A Frente Brasil Popular, que reúne dezenas de entidades de esquerda, convocou um ato contra a condenação a partir das 17h, no vão do Masp.

Crítico ferrenho de Lula, o prefeito João Doria celebrou a condenação nas redes sociais. “A Justiça foi feita. Depois de ter levado o Brasil a maior crise da história e deixar 14 milhões de desempregados, o Lula, maior cara de pau do Brasil, foi condenado a 9 anos e seis meses de cadeia por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Parabéns ao Juiz Sergio Moro, parabéns ao povo brasileiro, parabéns ao Brasil”, diz o post.

Assista ao vídeo publicado pelo prefeito no Facebook:

Continua após a publicidade

De acordo com a Frente Brasil Popular, a decisão de Moro “reforça a tese de perseguição política com a finalidade de tirar o ex-presidente Lula das eleições, uma afronta ao estado democrático de direito”. Estão confirmados protestos simultâneos em Salvador e Brasília. 

Lula é acusado de receber vantagens indevidas da empreiteira OAS. Entre elas, um triplex no Guarujá, alvo da ação encerrada hoje por Moro. Primeiro ex-presidente a ser condenado por corrupção, ele é réu em outras quatro ações.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.