Clique e assine por apenas 5,90/mês
Bichos Tudo sobre o mundo pet por Veja São Paulo. Quer sugerir uma pauta? Envie para alice.padilha@abril.com.br

Geraldo Alckmin sanciona projeto de lei que proíbe criação de animais apenas para extração de peles no estado

O governador Geraldo Alckmin sancionou hoje o projeto de lei 616, de 2011, de autoria do deputado estadual Feliciano Filho (PEN), que proíbe a criação de animais exclusivamente para extração de peles no estado. A proposta causou burburinho nos últimos tempos principalmente entre os criadores de chinchilas, que agora só podem ser reproduzidas para ser […]

Por Carolina Giovanelli - Atualizado em 27 fev 2017, 00h04 - Publicado em 28 out 2014, 20h11

chinchila

O governador Geraldo Alckmin sancionou hoje o projeto de lei 616, de 2011, de autoria do deputado estadual Feliciano Filho (PEN), que proíbe a criação de animais exclusivamente para extração de peles no estado. A proposta causou burburinho nos últimos tempos principalmente entre os criadores de chinchilas, que agora só podem ser reproduzidas para ser vendidas como pets.

+ Ativista resgatam chinchilas que seriam usados para criação de casacos

O projeto diz: “Muitas vezes os animais criados para esta finalidade são mantidos em gaiolas tão pequenas que não permitem sequer sua movimentação adequada. Estes animais têm a sua curta vida submetida a maus tratos pelo confinamento, ficando desta forma altamente estressados, com transtornos comportamentais, e muitas vezes recorrem à automutilação e ao canibalismo (…) Uma sociedade justa não pode permitir que animais paguem com suas vidas pela vaidade humana.

+ Polêmica das peles: fashionistas e socialites comentam

A lei, cuja regulamentação se dará em regime de urgência, prevê mais de 10 000 reais de multa por animal para as empresas que descumprirem a norma.

Continua após a publicidade
Publicidade