Cães entendem palavras e entonações de voz, diz pesquisa

Uma pesquisa divulgada pela revista Science nesta segunda-feira (29) revela o que muitos humanos já imaginavam: os cachorros conseguem compreender palavras. + Justiça condena dona de 23 cães por incomodar vizinhança Os autores da pesquisa são membros da Universidade Eotvos Lorand, em Budapeste, na Hungria. Segundo eles, o cérebro canino processa palavras distintas independentemente da entonação, imitando o […]

Cães entendem palavras e entonações de voz, diz revista. Crédito: Enik Kubinyi/Science

Cães entendem palavras e entonações de voz, diz revista (Foto: Enik Kubinyi/Science)

Uma pesquisa divulgada pela revista Science nesta segunda-feira (29) revela o que muitos humanos já imaginavam: os cachorros conseguem compreender palavras.

+ Justiça condena dona de 23 cães por incomodar vizinhança

Os autores da pesquisa são membros da Universidade Eotvos Lorand, em Budapeste, na Hungria. Segundo eles, o cérebro canino processa palavras distintas independentemente da entonação, imitando o nosso cérebro. O hemisfério cerebral esquerdo processa palavras e o direito, a entonação.

Durante o trabalho dos estudiosos, os animais ouviram repetidamente combinações de palavras e entoações de voz. Por exemplo, escutaram palavras de incentivo com entonação neutra e palavras desconexas com entonação de incentivo. A percepção dos autores foi que quando as palavras de elogio eram acompanhadas de uma entonação com emoção, a região da recompensa do cérebro do pet era ativada.

+ Ensaio fotográfico mostra cães sendo imitados pelos seus donos

A domesticação desses animais, ao longo dos séculos, pode ter sido o principal motivo que desencadeou esse desenvolvimento na estrutura cerebral deles. Evolução, esta, que o cientistas consideraram uma surpresa científica.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s