Tadashi Kawamata cria obra com 180 000 hashis na Japan House
Espécie de túnel, projeto, ocupa a escada do centro cultural na Avenida Paulista
A Japan House inaugurou nesta terça-feira (4) a instalação Construção, produzida com 180 000 hashis (hastes compridas usadas como talheres) pelo artista japonês Tadashi Kawamata. O trabalho, que “nasce” na escada entre o 1º e o 2º andar do centro cultural na Avenida Paulista, se espalha pelo piso superior e cria uma espécie de túnel vazado, no qual a trama obedece um padrão que se assemelha à textura de um ninho de pássaros.
Os hashis utilizados pelo artista japonês não foram usados em restaurantes. Usados para concluir a obra, eles foram descartados já no processo de produção por conterem pequenos defeitos. Sobre uma placa transparente, foram reunidos em conjuntos geométricos, pelas mãos de 39 voluntários, selecionados por meio de uma convocatória, que recebeu 350 inscrições. Confira:
O trabalho dos voluntários se deu em uma das porções do segundo piso da Japan House e pôde ser visto em tempo real pelos visitantes. O “big brother artístico” acabou no dia 26 de janeiro, quando Kawamata chegou ao Brasil para colocar de pé, junto com o grupo, a instalação artística.
A instituição de disseminação da cultura nipônica não comenta o investimento para realizar a iniciativa. Contudo VEJA SÃO PAULO apurou que projeto de tal porte demandaria por volta de 500 000 reais para ser produzida.
Há ainda na mostra fotografias e vídeos que relembram a carreira de Kawamata, que já conhecia o Brasil — em 1987, o artista participou da 19ª Bienal de São Paulo.
Construção – Tadashi Kawamata
Japan House. Avenida Paulista, 52, 3090-8900. Terça a sábado, 10h às 19h30; domingo e feriado, 10h às 17h30. Grátis. Até 12 de abril.