Clique e assine por apenas 5,90/mês
Blog do Lorençato Por Arnaldo Lorençato O editor sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há 28 anos. De 1992 para cá, fez mais de 15 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie

Lorençato em casa: receita de tiramisu

Confira, em vídeo, o preparo da sobremesa

Por Arnaldo Lorençato - Atualizado em 27 jun 2020, 17h06 - Publicado em 1 Maio 2020, 06h00

Não é o doce encontrado nos restaurantes, nem a receita original italiana. É uma adaptação da sobremesa original, registrada pela Accademia Italiana della Cucina e criada por Alba Campeol e Roberto Linguanotto, no extinto restaurante Alle Beccherie, em Treviso. No lugar do queijo mascarpone, caro e difícil de encontrar, bati creme de leite fresco até virar um chantili denso e acrescentei um copo de requeijão — você pode tentar também com cream cheese. Acompanhe a receita abaixo e o vídeo no fim do post:

RENDIMENTO
6 porções

INGREDIENTES
> 6 gemas de ovo
> 150 gramas de açúcar
> 1 frasco de creme de leite fresco
> 1 copo de requeijão cremoso
> 250 mililitros de expresso ou café coado amargo bem forte
> 30 biscoitos champanhe
> Cacau em pó para polvilhar

MODO DE PREPARAR
Faça o café, deixe-o esfriar e reserve. Bata o creme de leite na batedeira até o ponto de um chantili bem denso. Acrescente o requeijão e reserve na geladeira. Na mesma tigela, bata as gemas adicionando o açúcar na forma de chuva até obter uma espuma. Desligue a batedeira. Com uma espátula, acrescente o creme batido, mexendo delicadamente até conseguir um creme macio e uniforme. Molhe um a um os biscoitos no café em temperatura ambiente, mas sem encharcá-los. Coloque uma camada com metade dos biscoitos em uma travessa redonda (sim, o tiramisu original é redondo) e cubra com o creme. Disponha o restante dos biscoitos e novamente cubra com o creme para arrematar. Em seguida, coloque na geladeira e deixe por pelo menos uma hora. Na hora de servir, polvilhe com o cacau.

Confira o vídeo:

Assine a Vejinha a partir de 6,90 mensais

Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:
Facebook: Arnaldo Lorençato

Instagram: @alorencato
Twitter: @alorencato
Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.br

Caderno de receitas:
+ Fettuccine alfredo como se faz em Roma

Continua após a publicidade
Publicidade