Clique e assine por apenas 6,90/mês
Blog do Lorençato Por Arnaldo Lorençato O editor sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há 28 anos. De 1992 para cá, fez mais de 15 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie

Minha receita preferida de AnaMaria

Na terça passada, dia 8, fui convidado a participar de mais uma eleição de “Minha receita preferida”, da revista AnaMaria. O concurso cultural, realizado até 2007, voltou com tudo neste ano. As leitoras inscreveram quase 6.500 receitas. Desse total, nove entraram na disputa final e foram avaliadas por um júri no edifício da Editora Abril, em […]

Por Arnaldo Lorençato - Atualizado em 27 Feb 2017, 12h52 - Publicado em 14 Nov 2011, 22h19

Na terça passada, dia 8, fui convidado a participar de mais uma eleição de “Minha receita preferida”, da revista AnaMaria. O concurso cultural, realizado até 2007, voltou com tudo neste ano.

As leitoras inscreveram quase 6.500 receitas. Desse total, nove entraram na disputa final e foram avaliadas por um júri no edifício da Editora Abril, em Pinheiros.

Lorencato com Palmirinha: dois dos jurados da noite (Foto: Anderson Clayton)

Desta vez, tive o prazer de dividir a mesa com a jornalista Chris Flores, que é pura simpatia, a apresentadora Catia Fonseca, o padeiro Rogério Shimura, o chef de cozinha Álvaro Rodrigues, além da mestra Bettina Orrico, responsável por alguns pratos saborosíssimos publicados pelo suplemento Comida & Bebida, da revista Claudia, e Thomaz Souto Corrêa, vice-presidente do Conselho Editorial da Editora Abril e co-autor do livro “A Cozinheira e o Guloso”.

Continua após a publicidade

Palmirinha (de vermelho): muitas poses com as participantes do concurso (Foto: Arnaldo Lorençato)

Dos jurados, quem causou frisson foi a culinarista Palmirinha Onofre, ex-apresentadora da TV Gazeta. Tanto competidores quanto patrocinadores e outras pessoas que assistiam à apresentação queriam tirar uma foto com ela. Como não se encantar pela senhora com jeitão de avózinha que mima os netos com guloseimas cheias de calorias?

A galinhada coma arroz vermelho e creme de feijão-branco: receita inspirada e típica do sul de Minas (Foto: Arnaldo Lorençato)

O resultado pode ser conferido nas páginas da revista, que chega às bancas amanhã. Das três receitas campeãs, me chamou a atenção a galinhada com arroz vermelho e creme de feijão-branco de Elza Augusto Lino dos Santos, mineira de Itamonte que faturou um cruzeiro. Competia na categoria grãos e fez uma reinterpretação de um prato muito tradicional no sul de Minas, o arroz vermelho com pato, que, por sua vez, é variação da clássica receita legada pelos portugueses. A dela  vem com um extra: o creme de feijão-branco.

Continua após a publicidade

A vencedora Elza Augusto Lino dos Santos na categoria grãos: ao lado de Mônica Kato, diretora de redação de AnaMaria (Foto: Luciano Bugni)

+ Confira a receita de galinhada com arroz vermelho e creme de feijão-branco

Publicidade