Continua após publicidade

Lojas apostam em roupas, acessórios e brinquedos moderninhos para pets

Novas marcas especializadas no mercado apostam em produtos mais descolados, que vão de bandana colorida a colete jeans

Por Carolina Giovanelli
Atualizado em 1 jun 2017, 17h21 - Publicado em 16 Maio 2014, 15h27
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Chega de roupinhas de babados, coleiras com strass e outros exageros. Os pets também andam aderindo (mesmo que involuntariamente) a roupas e acessórios descolados. Novas marcas e lojas procuram seguir as tendências da vez e agradar aos donos que se cansaram da mesmice das pet shops.

    A maioria dessas empresas começou com a divulgação pela internet, atingindo um público mais jovem e antenado. Até blogueira de moda tem entrado na onda. A empresária Lu Tranchesi lançou há um mês, junto de dois sócios, o e-commerce TopDog, em que vende desde brinquedos até roupinhas diferentonas, como tricôs, coletes salva-vidas e camisetas temáticas da Copa.

    Ela escolhe as mercadorias exclusivas, que são importadas ou feitas com base em suas ideias por empresas terceirizadas. “Tudo é testado pela minha cadela Carlota, uma buldogue-francesa”, conta Lu, que aproveita o sucesso do blog pessoal para divulgar os itens, e tem planos de abrir em breve um quiosque em um shopping. “Minhas leitoras sabem quanto amo a Carlota e entendem que eu só daria o melhor a ela.”

    Poodles estilosos em paisagens incríveis são hit no Instagram

     

    Continua após a publicidade

    No estilo moderno, foi lançada recentemente a Pet Rocks, cujos produtos aparecem em lojas transadas, como a pet shop MOM, na Vila Nova Conceição, e no próprio site, https://www.petrocks.com.br. Estão por trás do negócio três amigas ligadas à moda, entra elas Fernanda Youssef, coordenadora de estilo da grife feminina Lita Mortari. Sua especialidade são coletes, caminhas e outros acessórios fabricados com jeans de diversas lavagens. Estampas inspiradas em David Bowie e nos Beatles estão no portfólio. Também tem pegada musical a DogRoll, criada em outubro pela artista plástica Tatiana Aranha e pelo publicitário Fábio Cerdeira. Seu lema é: “Está decretado o fim da cafonice canina”. Além de bandanas com desenhos roqueiros, a loja oferece peitorais de bolinha e coleiras coloridas. “Percebemos que o dono quer ter seu estilo refletido no cão”, diz Tatiana. “Criamos tigelas e caminhas que possam fazer parte da decoração da casa.”

    Para evitar que o tutor precise tirar da sala aquela caminha rosa fluorescente quando chega uma visita, a Slim produz objetos de decoração refinados de temática animal, além de itens como bolsas e almofadas que podem ser usados pelos donos e pelos bichos. O comércio, de preços mais salgados, começou no fim de 2012 dentro do showroom da marca-mãe Entreposto, no Jardim Europa. Acabou engrenando e inaugurou em outubro uma loja própria no MorumbiShopping. 

    Bandana DogRoll
    Bandana DogRoll ()

    No caso da Dog in Pants, o empreendimento se deu quase que por acaso. Após adotar um cão whippet, a raça da moda, de figura longilínea e elegante, a corretora de imóveis Edna Saiki não encontrou roupas de qualidade que se ajustassem ao corpo do animal. No ano passado, ela e seu marido, o autônomo Alexandre Saiki, investiram 10 000 reais na compra de tecidos e máquinas de costura para que eles mesmos botassem a mão na massa (hoje, trabalham com duas costureiras). O casal cria os croquis de roupas fofas, que vão de moletom com capuz a camisa polo. Por serem apaixonados por animais, eles formaram uma clientela farta nos encontros de whippets que promovem. Largaram os empregos antigos e agora embolsam 10 000 reais por mês, em um faturamento crescente. Vendem diretamente ao consumidor por meio do site www.doginpants.tumblr.com. É tudo feito sob medida, ao custo médio de 80 reais por peça. Por causa da demanda, passaram a produzir modelos para cães de outras raças e gatos. “Exportamos para Portugal, Alemanha, Estados Unidos e México”, afirma Edna.

    Continua após a publicidade

    A westie Fig tem perfil no Instagram recheado de fotos charmosas

    Bolsa Dog Slim
    Bolsa Dog Slim ()

    Também mudou de vida a administradora que trabalhava em banco Fernanda Murer. Em agosto, ela investiu 50 000 reais em seu próprio negócio, o site Juro que Não Morde. Começou anunciando pelo Instagram e Facebook até lançar o portal oficialmente. “Temos novidades como guarda-chuva para cachorro, coleira de LED para passeios noturnos e bebedouro com pedal”, enumera. Estão disponíveis ainda coleiras da marca carioca Zee.Dog, a queridinha de skatistas.

    Colete jeans da Pet Rocks
    Colete jeans da Pet Rocks ()
    Continua após a publicidade

    Luan Santana lança clipe da música Cê Topa, que chama a atenção para a causa animal

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.