Ter Lugar para Ser
![felipe-cama_paisagens-brasileiras.jpeg](https://vejasp.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/felipe-cama_paisagens-brasileiras.jpeg)
Resenha por Julia Flamingo
!["Paisagens Brasileiras", de Felipe Cama, faz uma apropriação de imagens de Brasília "Paisagens Brasileiras", de Felipe Cama, faz uma apropriação de imagens de Brasília](https://vejasp.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/felipe-cama_paisagens-brasileiras.jpeg?quality=70&strip=info&w=920&w=636)
!["Casa Modernista", de Geraldo Marcolini, usa a imagem da primeira residência do estilo em São Paulo "Casa Modernista", de Geraldo Marcolini, usa a imagem da primeira residência do estilo em São Paulo](https://vejasp.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/geraldo-marcolini-casa-modernista.jpeg?quality=70&strip=info&w=643&w=636)
!["Lojão", de Geraldo Marcolini "Lojão", de Geraldo Marcolini](https://vejasp.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/gerlando-marcolini_lojao.jpeg?quality=70&strip=info&w=846&w=636)
A relação entre arte e arquitetura é o mote desta mostra coletiva concebida por Mario Gioia. A questão é abordada nas obras de doze artistas e remete à própria estrutura do prédio que abriga a montagem. O projeto arquitetônico do Centro Cultural São Paulo, inaugurado em 1982, traz amplos espaços de convivência e estruturas aparentes. O concreto, material à vista em todo o edifício, faz parte da instalação de Rodrigo Sassi, feita de materiais de construção e um carrinho utilizado nos canteiros de obra. Na série Pinturas Inflitrórias, o artista paulistano simula uma infiltração — problema recorrente em construções da cidade. Ao injetar tinta colorida, a mancha no concreto deixa de ser desagradável aos olhos e passa a ser evidenciada. No vídeo Forma Livre, Clara Ianni resgata entrevistas com Lucio Costa e Oscar Niemeyer sobre o massacre ocorrido durante a construção da capital, em 1959, que resultou na morte de 100 operários após confrontos com forças de segurança. Até 22/11/2015.