Semana Guilherme de Almeida

O mês de julho marca o nascimento (24/7/1890) e morte (11/7/1969) de um dos grandes nomes da poesia brasileira: Guilherme de Almeida. Para relembrar este artista que esteve tão presente na história e cultura da cidade de São Paulo, o Museu Casa Guilherme de Almeida realiza encontros literários, peças, lançamento de livros,  exibição de filmes e até um passeios pelos locais que marcaram a trajetória do poeta. Não deixa de ser uma oportunidade para conhecer o rico acervo composto por objetos pessoais, obras de arte e livros da coleção do escritor. De 9/7 a 13/7/2013.

Confira a programação:

 
Dia 9 de julho

14h – Exibição de filme e palestra: SP 32

A partir de reconstituição histórica impecável, o filme relata os últimos momentos da resistência paulistana na frente de batalha, num dos episódios mais marcantes do século XX em São Paulo, a Revolução de 1932. Após a exibição, haverá bate-papo com o diretor Cássio Martin.
 
15h30 – Lançamento de livro: Reforma da Paulista e um Coração Pisado
Seleção de crônicas sobre a cidade de São Paulo escritas por Elisa Andrade Buzzo e publicada pela Editora Oitava Rima. Na ocasião, será lida pela autora uma das crônicas, que faz referência à Casa Guilherme de Almeida, às obras de seu acervo e às atividades que promove.

Dia 10 de julho

19h – Os traços de Anita Malfatti em Você: ilustrações da pintora na obra de Guilherme de Almeida

A pesquisa volta-se para as ilustrações produzidas pela artista Anita Malfatti para uma edição de 1932 da obra Você, de Guilherme de Almeida. Procura-se entender, por meio dessa dá análise, as relações entre literatura e pintura, no contexto da produção modernista brasileira, e, também, como se o encontro entre imagens poéticas e imagens visuais na produção poética de Guilherme de Almeida.

Dia 11 de julho

20h – “Simples cidade”: peça de Letícia Tomazella e Marcos Reis


Espetáculo baseado em textos de Guilherme de Almeida, que trata de encontros e desencontros: perdido em meio a “interesses desinteressantes, palavrórios, incompreensíveis incompreensões”, um homem buscador encontra-se com vários tipos de pessoas em seu caminho. Em cada ocasião, uma criação poética; em cada uma, a diferença humana e o encontro.

Dia 12 de julho

19h – Grupo de Estudo Guilherme de Almeida

O grupo de estudos, coordenado por Marcelo Tápia e Simone Homem de Mello, da obra de Guilherme de Almeida já em seu terceiro ano de atividade, apresenta a conclusão de suas pesquisas realizadas durante o primeiro semestre de 2013.

Dia 13 de julho

Das 9h às 14h – Encontro Peripatético

Baseado no conceito aristotélico de “ensinar passeando”, o grupo vai percorrer lugares que resgatam a memória e a trajetória de Guilherme de Almeida. O roteiro começa com uma visita à Casa Guilherme de Almeida e seguirá até a Estação República do Metrô, no centro da cidade. Serão visitados locais entre a Praça da República e a Praça da Sé ligados à memória e à trajetória de Guilherme de Almeida, com comentários do guia de turismo Laercio Cardoso de Carvalho. O encerramento será no restaurante Cama & Café São Paulo, instalado em um antigo casarão na R. Roberto Simonsen, n°79, na Sé, onde será oferecido, pela primeira vez, um menu elaborado em homenagem ao poeta Guilherme de Almeida. A participação no Encontro Peripatético é gratuita, porém para o almoço (não obrigatório) será cobrado um valor estimado de R$ 35,00.

Número de vagas: 20. Para se inscrever é necessário ligar para 3673-1883 / 3672-1391 ou mandar um e-mail para casaguilhermedealmeida@gmail.com

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Para curtir o melhor de São Paulo!
Receba VEJA e VEJA SP impressas e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.