Nuno Ramos
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Resenha por Julia Flamingo
![Camadas de tinta sobrepostas em <em>Palavra Salobra</em>: pintura tridimensional cheia de relevos Camadas de tinta sobrepostas em <em>Palavra Salobra</em>: pintura tridimensional cheia de relevos](https://vejasp.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/nr10348_palavra-salobra-jpg.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Terceira sala da Estação Pinacoteca Terceira sala da Estação Pinacoteca](https://vejasp.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/nr_estacao-pinacoteca-2015_ddh_9.jpeg?quality=70&strip=info&w=843&w=636)
![Canos de ferro e pelúcia fazem parte da da pintura tridimensional "Maracangalha" Canos de ferro e pelúcia fazem parte da da pintura tridimensional "Maracangalha"](https://vejasp.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/nr10334_maracangalha_ddh_1.jpeg?quality=70&strip=info&w=817&w=636)
!["A Queda" tem uma quantidade gigantesca de tinta à base de vaselina "A Queda" tem uma quantidade gigantesca de tinta à base de vaselina](https://vejasp.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/nr10350_a-queda.jpeg?quality=70&strip=info&w=709&w=636)
![Ao admirar de perto o "Barco Bêbado" é possível ver uma mistura dores instensas Ao admirar de perto o "Barco Bêbado" é possível ver uma mistura dores instensas](https://vejasp.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/nr10351_barco-bebado.jpeg?quality=70&strip=info&w=920&w=636)
O pé-direito duplo, as janelas quadriculadas e o piso de madeira da sala principal da Estação Pinacoteca compõem o cenário perfeito para as instalações inéditas de Nuno Ramos. O paulistano se apropria da estrutura do prédio para construir duas grandes obras em formato de balança. Dispostos um em cada ponta dos andaimes, quatro itens (um monte de arroz, um armário, um cavalo de carrossel e um rádio) se equilibram. Aparentemente aleatórias, as peças passam a se relacionar aos vídeos surreais que complementam as instalações. Num deles, Ensaio sobre a Dádiva: Casaporarroz, uma mulher troca os objetos de sua casa por arroz. Em outro, Cavaloporpierrô, um palhaço cantante é fixado no lugar de um cavalo. O mundo extraordinário criado pelo artista fica mais colorido no ambiente que abriga quatro telas tridimensionais, nas quais canos de ferro e pelúcia são acoplados aos quadros pintados por tinta maciça e colorida. Um dos relevos dá o estranho título à mostra, HOUYHNHNMS, que mais parece uma composição de letras acidentalmente acionadas num computador. O nome é inspirado em uma raça de cavalos inteligentes criada pelo escritor irlandês Jonathan Swift para o livro As Viagens de Gulliver. De 29/8/2015. Até 15/11/2015.