Continua após publicidade

Classicismo, Realismo, Vanguarda: Pintura Italiana no Entreguerras

Comida & Bebida, Lazer & Cultura, Shows & Noite.

Por Da Redação
Atualizado em 16 dez 2016, 15h58 - Publicado em 21 mar 2013, 18h11
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Publicidade

    Fundado há cinco décadas, quando o empresário Ciccillo Matarazzo transferiu do MAM uma coleção primorosa, o MAC-USP tem como ponto forte o acervo produzido na Itália. Reunido entre 1946 e 1947, o conjunto ganha um recorte em Classicismo, Realismo, Vanguarda: Pintura Italiana no Entreguerras. As 71 obras não apenas traçam um panorama da genealogia estética do país europeu na primeira metade do século passado, mas também fazem uma relação com a produção brasileira do período. É possível, por exemplo, notar os tons terrosos e rostos angulares de Di Cavalcanti em Mulheres, de Massimo Campligi. Invocação, de Marco Sironi, remete à pegada social de Portinari. Marcam presença na montagem trabalhos de Aldo Bonadei, Guignard, Clóvis Graciano e outros. As joias da seleção, contudo, são duas naturezas-mortas do brilhante colorista Giorgio Morandi, em especial um incrível óleo de 1946. Até 2/3/2014.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.