7 Dias em Havana
![poster.jpeg](https://vejasp.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/12/poster36.jpeg)
- Direção: Benicio Del Toro mais seis diretores
- Duração: 129 minutos
- Recomendação: 14 anos
- País: França, Espanha
- Ano: 2012
Resenha por Miguel Barbieri Jr.
![7 Dias em Havana: fita dirigida por sete diretores de nacionalidades diferentes 7 Dias em Havana: fita dirigida por sete diretores de nacionalidades diferentes](https://vejasp.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/12/poster36.jpeg?quality=70&strip=info&w=414&w=636)
![Vladimir Cruz e Josh Hutcherson: protagonistas da primeira história do longa Vladimir Cruz e Josh Hutcherson: protagonistas da primeira história do longa](https://vejasp.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/12/0121.jpeg?quality=70&strip=info&w=743&w=636)
![7 Dias em Havana: fita dirigida por sete diretores de nacionalidades diferentes 7 Dias em Havana: fita dirigida por sete diretores de nacionalidades diferentes](https://vejasp.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/12/poster36.jpeg?quality=70&strip=info&w=414&w=636)
Um projeto para mostrar Havana na visão de sete diretores de nacionalidades distintas mostra-se atraente. Rodada na capital, a comédia dramática não disfarça os problemas existentes por lá e tira graça de histórias singelas. O ator Benicio Del Toro assina o primeiro conto, ambientado na segunda-feira (os demais se passam nos outros dias da semana). Na trama, um jovem ator americano (papel de Josh Hutcherson, de Jogos Vorazes) chega à cidade e, conduzido por um taxista (Vladimir Cruz), termina a noite de forma inesperada num hotel. O argentino Pablo Trapero (Abutres) convidou o cineasta iugoslavo Emir Kusturica para interpretar um diretor bêbado que vai receber um prêmio num festival. Também agrada o humor silencioso do palestino Elia Suleiman (Intervenção Divina). No papel de si mesmo, ele tenta entrevistar Fidel, sempre voltado a seus intermináveis discursos à nação. Tanto o cubano Juan Carlos Tabío (Morango e Chocolate) quanto o francês Laurent Cantet (Entre os Muros da Escola) nortearam suas narrativas para as limitações financeiras do povo e a solidariedade dos vizinhos. Pelo lado novelesco, revela-se inferior a história do espanhol Julio Medem (Lúcia e o Sexo) a respeito de uma cantora (a fraca Melvis Estévez) indecisa quanto a ficar com o namorado brucutu ou partir para a Europa com um empresário espanhol (Daniel Brühl). O franco-argentino Gaspar Noé (Irreversível) também destoa do conjunto ao apresentar um ritual de purificação de uma garota. Seja da maneira implícita e sagaz de Suleiman, seja do jeito, digamos, turístico de Del Toro, Cuba surge suja e decadente, entre apagões e falta d’água — movida, contudo, pela energia da população. Estreou em 02/11/2012.