A aposta em espaços de armazenamento para tornar São Paulo mais inteligente
Aluguéis de espaços sob demanda da GoodStorage ajudam paulistanos que precisam “expandir suas casas” e levam eficiência para empresas da capital
Quando um morador ou um empreendedor de São Paulo (SP) precisa de espaço para guardar seus pertences, temporariamente ou por prazos mais longos, com quais alternativas ele conta? E no caso de uma família que precisa proteger objetos pessoais e de valor durante as viagens, obras ou em períodos de mudança, por exemplo? Quais são as opções disponíveis?
A rotina das pessoas impõe desafios difíceis de serem administrados na atual realidade de apartamentos cada vez menores na capital paulista. Como armazenar documentos pessoais e coleções raras em locais com monitoramento 24 horas, que funcionem como extensões de suas residências? Como manter móveis e utensílios que serão usados apenas em algum evento de grande porte? Como armazenar malas e itens pessoais durante uma viagem ou uma obra em casa?
Já para empresas, lojas físicas ou e-commerces, pode ser necessário aumentar o estoque, especialmente em períodos de alta demanda. Também é possível que equipamentos e itens promocionais demandem aquele espaço extra – que simplesmente não existe na atual estrutura do negócio.
Em um cenário de adensamento populacional nas grandes metrópoles, com a redução dos espaços de moradia e dificuldades financeiras ou ambientais para expandir pontos residenciais e comerciais, essas são questões urgentes.
Foi para atender a essas, e outras demandas, que há 11 anos, surgiu a GoodStorage. Uma empresa comprometida a fazer São Paulo se movimentar melhor e gerenciar seus espaços com maior eficiência e praticidade, sem burocracia e com muito mais comodidade.
A empresa de espaços para auto armazenamento (self storage, no termo em inglês usualmente aplicado) e de galpões urbanos (aqueles que estão localizados dentro do perímetro urbano da cidade) oferece espaços em bairros estratégicos em termos de logística e moradia, garantindo mobilidade e entregas mais ágeis, e com menor emissão de gases poluentes.
Oferecendo espaços mais seguros para armazenamento na maior capital da América Latina, garantindo facilidade na logística reversa, estando mais perto dos consumidores, os espaços da GoodStorage podem ser um trunfo para os comércios locais – que podem armazenar, enviar e receber produtos com maior comodidade.
Soluções para as cidades
Com 65 unidades e mais de 400 mil metros quadrados de espaços gerenciados em São Paulo (SP), a GoodStorage é líder incontestável no mercado de locação de espaços na capital paulista. No início de 2024, aliás, essa posição foi fortalecida com a aquisição da concorrente Guarde Aqui, que ocupava o segundo lugar no setor.
Assim, a empresa fortalece ainda mais sua posição de referência na principal cidade da América Latina, que avança na direção de se tornar uma cidade mais inteligente, com soluções de gerenciamento de espaços a preços competitivos e diferenciais inovadores.
Como afirma o CEO e fundador, Thiago Cordeiro, num cenário em que as pessoas moram cada vez mais próximas, em espaços menores, com maior acesso a serviços e segurança, a proposta de valor da companhia se mostra acertada e explica o sucesso da companhia.
“Até recentemente, no Brasil, não havia essa visão de necessidade do self storage. A solução era desconhecida e não estava disponível na proximidade da moradia das pessoas, ou em pontos estratégicos para as empresas. No máximo, o antigo ‘guarda-móveis’ era usado de forma emergencial, em momento de atraso em uma reforma, por exemplo”, diz ele. “O que me motivou a criar a GoodStorage foi a possibilidade de oferecer uma solução que não apenas atendesse a essas necessidades, mas que também pudesse contribuir para o desenvolvimento das cidades de forma mais inteligente e sustentável”, reforça o fundador.
Experiência do locatário
A empresa disponibiliza pelo menos uma unidade em cada bairro importante e estratégico da cidade. E oferece uma série de benefícios para os locatários, incluindo segurança, lojinha com materiais de apoio, limpeza, vagas para estacionamento, docas para carga e descarga, acesso a áreas comuns e Wi-Fi liberado. Para as empresas, também se posiciona de forma estratégia nas saídas das principais avenidas de São Paulo (SP), o que facilita, inclusive, o acesso de empresas de fora da capital ao mercado local.
“Estar em bairros estratégicos e consolidados nos permite encurtar as distâncias de transporte, reduzir o tempo e os custos das operações logísticas, e garantir maior eficiência”, diz Cordeiro. “Além disso, essas localizações nos colocam perto de centros empresariais e residenciais de alto valor, onde a demanda por espaços de armazenagem e logística é maior. Isso nos permite agregar valor ao negócio dos nossos locatários”.
Focada na melhor experiência para a cidade de São Paulo, a GoodStorage oferece três alternativas, consolidadas ao longo de sua trajetória: galpões flexíveis, para empresas de menor porte ou em expansão; galpões urbanos, para companhias maiores, com espaços de até 10 mil metros quadrados e acesso fácil a vias expressas e rodovias. Além da solução de self storages, baseada no aluguel de espaços com grande versatilidade, a partir de 1 metro quadrado, até áreas praticamente ilimitadas, de acordo com a demanda. Na prática, a companhia disponibiliza espaços flexíveis, sob demanda, de até 10 mil metros quadrados.
Não são apenas espaços, são muitos diferenciais
“A nossa proposta consiste em oferecer aos locatários um acesso seguro, espaços sob medida, um ambiente limpo e agradável, uma locação sem atritos, sem burocracia e sem amarração. É o real state com o foco na experiência do locatário.”, afirma Cordeiro, que também é presidente da Associação Brasileira de Self Storages (ASBRASS).
“Ao posicionar nossos galpões urbanos e prédios de self storages em locais onde as pessoas já estão, conseguimos reduzir significativamente a distância e o tempo necessários para realizar entregas. Isso é crucial para empresas de e-commerce, por exemplo, que precisam garantir entregas rápidas e eficientes. Com nossas soluções, ajudamos a encurtar a última milha, otimizando as rotas e oferecendo flexibilidade de horários de entrega”.
A Associação Brasileira de Self Storages, aliás, mapeia o andamento deste mercado em nível nacional. De acordo com um levantamento realizado pela consultoria Brain para a entidade, atualmente o setor conta com 586 operações, sendo 218.859 boxes em 107 cidades, sendo 56% no sudeste e 40% do total nacional em São Paulo. O crescimento vem acontecendo trimestre após trimestre, de forma consistente – em 2020, eram 81.575 boxes. E as opções de menor porte são as mais procuradas: as metragens de 4 a 6, e de 7 a 15 metros quadrados, correspondem a 48% do total de boxes.
Clique aqui para acessar o mapa interativo e localizar todas as unidades da GoodStorage.