Educação

USP sobe em ranking das universidades com melhor reputação no mundo

Universidade de São Paulo ganha trinta posições na lista das top 100 feita por uma instituição londrina

Por: Veja São Paulo - Atualizado em

Cidade Universitária - USP
USP aparece em ranking das 100 universidades com a melhor reputação do mundo (Foto: Luiz Aureliano)

Nesta quarta (11), foi divulgado um ranking das universidades com a melhor reputação no mundo, o World Reputation Ranking, e a USP figura entre as 100 melhores instituições de ensino superior, segundo a lista feita pela Times Higher Education (THE).

+ Irregularidades podem levar construtoras a perder o Parque Augusta

Neste ano, a universidade aparece na faixa entre do 51º e o 60º lugar, enquanto que em 2014, a USP estava na faixa de 81º ao 90º lugar. Para chegar a essa conclusão, o World Reputation Ranking se baseou nos resultados de consultas realizadas junto a 10 507 acadêmicos de mais de 150 países. O ranqueamento das instituições foi elaborado tendo como principal critério a excelência na pesquisa e no ensino.

Os pontos para avaliar a reputação são referentes ao número de vezes que uma instituição foi citada pelos entrevistados como sendo a melhor em seus respectivos campos de conhecimento. Os acadêmicos consultados puderam destacar as universidades que consideravam as mais fortes, regional e globalmente, em suas áreas específicas, dentre mais de 6 000 instituições de ensino superior existentes no âmbito mundial.

+ Protesto em frente ao prédio da Petrobras reúne cerca de 300 pessoas

Entre as dez primeiras colocadas estão oito universidades dos Estados Unidos e duas do Reino Unido. A Universidade Harvard segue em primeiro lugar com a maior reputação acadêmica. Já as instituições britânicas de Cambridge e Oxford superaram o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e a Universidade Stanford e agora estão na segunda e terceira posições, respectivamente.

Em 2014,  a USP deixou de ser classificada como a melhor universidade da América Latina. A instituição de São Paulo perdeu o primeiro lugar no ranking internacional da consultoria britânica QS para a Pontifícia Universidade Católica do Chile.

+ Confira as últimas notícias da cidade

Fonte: VEJA SÃO PAULO