Beleza

Chocoterapia: tratamentos à base de cacau

Mais que um doce delicioso, o chocolate é uma rica fonte de hidratação e proteção da pele. Saiba como explorar as propriedades do ingrediente

Por: Anna Carolina Oliveira - Atualizado em

Máscara de Chocolate - Spa des Jardins
Máscara de Chocolate: terapia "doce" oferecida pelo Spa des Jardins (Foto: Divulgação)

Chocolate só engorda, dá espinha e colabora com as celulites. De acordo com a dermatologista Lígia Kogos, a história não é bem assim. “O responsável pela acne é o excesso de calorias. Com o chocolate, fica mais fácil atingir uma cota altíssima de calorias diárias e isso, então, poderia provocar espinhas e cravos.”

No entanto, se consumido com moderação — cerca de 30 gramas por dia —, a guloseima pode melhorar o humor e aliviar o estresse. “As gorduras existentes na composição do chocolate liberam a produção de endorfinas, que ajudam no relaxamento, no alívio do estresse e na disposição mental", completa Lígia.

+ Saiba quais alimentos podem melhorar seu humor

+ Spas de nível internacional oferecem tratamentos variados

Os benefícios não param por aí. O cacau é rico em flavonóides e polifenóis, potentes substâncias antioxidantes que previnem o envelhecimento cutâneo e protegem tanto a pele quanto o cabelo da radiação solar. De acordo com a doutora Marisa Gonzaga, da Sociedade Brasileira de Dermatologia — Regional do Estado de São Paulo, é possível utilizar tais propriedades do fruto de diversas maneiras. “A casca do cacau moída pode ser usada como esfoliante, e sua manteiga, como um poderoso umectante”, exemplifica a dermatologista.

Esta última característica é largamente explorada na área de cosméticos e terapias de Spas. “O alto teor de gordura do chocolate presente em hidratantes e loções ajuda a restaurar a camada protetora da pele, que, ao longo dos anos, perde a capacidade de evitar a desidratação”, explica a dermatologista Eliandre Palermo.

+ Descubra o seu tipo de pele

Para experimentar os benefícios do cacau é preciso tomar um único cuidado: conhecer o seu tipo de pele. “Não adianta uma pele oleosa com acne querer fazer uma máscara de chocolate no rosto. Ele não tem função adstringente, e sim de hidratação”, alerta Eliandre.

Para, literalmente, mergulhar na onda do cacau, aprenda abaixo uma receita de máscara de chocolate caseira e veja ainda quatro estabelecimentos que oferecem terapias com chocolate.

Fonte: VEJA SÃO PAULO