Teatro Municipal

Companhia suíça é destaque em temporada de dança

Com poucos ingressos ainda disponíveis, Béjart Ballet Lausanne estreia em SP nesta quinta (27); em novembro é a vez do Legend Lin Dance Theater, no Alfa

Por: Redação VEJINHA.COM - Atualizado em

Béjart Ballet Lausanne se apresenta em SP
Béjart Ballet Lausanne se apresenta no Teatro Municipal (Foto: Veja São Paulo)

A temporada de dança em São Paulo tem, pelo menos, duas grandes presenças ainda neste ano. Uma é o Béjart Ballet Lausanne, companhia suíça fundada em 1987 pelo celebrado coreógrafo francês Maurice Béjart. A outra é da taiwanesa Legend Lin Dance Theater, um dos grupos de dança mais importantes da Ásia.

O Béjart Ballet Lausanne estreia nesta quinta-feira (27) com apresentações que vão até o domingo. O espetáculo, que ocorre no Teatro Municipal, faz parte da comemoração do centenário da Sociedade de Cultura Artística.

Com direção do francês Gil Roman, que assumiu o posto após a morte de Béjart há cinco anos, os 39 bailarinos da companhia exibem três coreografias. O programa começa com a dramática Ce que l’Amour Me Dit (1974), embalada pela Sinfonia N° 3, de Gustav Mahler. De tom mais alegre, Cantate 51 (1966) propõe-se a traduzir para o balé clássico as partituras de Bach.

Por fim, Bolero (1961) traz um bailarino no centro de uma mesa redonda elevada. Cercado pelo grupo, o artista intensifica sua interpretação de acordo com a força da melodia criada por Maurice Ravel.

Mais novidades em novembro

O Teatro Alfa, palco da apresentação da Legend Lin Dance Theater, segue sua tradição de receber todos os anos uma das mais relevantes seleções de espetáculos de dança. Em novembro, recebe Chants de la Destinée (de 9 a 11/11). A coreografia é de Lin Lee-Chen, que levou nove anos para criá-la. A apresentação encerra uma trilogia iniciada em 1995, em homenagem às tradições de Taiwan e uma espécie de meditação sobre o mundo e a humanidade.

Na coreografia de Lin, a noção de tempo é outra. Os movimentos são densos e demorados, singelos e delicados, bem característico do estilo oriental.

 

Saiba mais sobre a apresentação da Béjart Ballet Lausanne aqui.

E clique aqui para saber da apresentação da Legend Lin Dance Theater.

Fonte: VEJA SÃO PAULO