Receitas

Tagliatelle com ragu de pato e cogumelo shiitake, do Due Cuochi Cucina

Por: Paulo Barroso de Barros - Atualizado em

Tagliatelle com ragu de pato e cogumelo shiitake - 2166
Tagliatelle com ragu de pato e cogumelo shiitake (Foto: Mario Rodrigues)

Ingredientes:

Massa:

350 g de semolina

100 g de farinha de trigo

9 gemas

Ragu e caldo:

1 pato de 1 e 1/2 kg

Sal e pimenta-do-reino moída na hora

4 cebolas médias

1 pé de salsão

3 cenouras médias

300 ml de azeite extravirgem

1 buquê de ervas aromáticas (louro, alecrim e tomilho)

3 l de água

10 cogumelos shiitake cortados em tiras

4 ramos de salsa-crespa

4 tomates-cereja

Modo de preparar:

Massa:

Misture a semolina à farinha. Dê o formato de vulcão. Acrescente as gemas e misture até formar uma massa lisa e homogênea. Cubra com papel-filme e deixe repousar por 20 minutos. Abra a massa com um cilindro ou rolo de macarrão até atingir a espessura de 2 milímetros. Corte a massa em fios longos, no formato de tagliatelle.

Ragu e caldo:Na véspera, tempere o pato com sal e pimenta. Corte 3 cebolas, o salsão e a cenoura em cubos. Recheie o pato com a metade dos vegetais e regue com 200 mililitros de azeite extravirgem. Deixe marinar por 24 horas. Asse-o em forno preaquecido a 160 graus por 2 horas e meia ou até que fique macio. Desosse o pato e corte a carne em pedaços grandes. Reserve a carne e separe os vegetais para usar no caldo. Despreze a gordura da assadeira. Asse os ossos por mais 30 minutos. Em seguida, coloque em uma panela os ossos, os vegetais cozidos, o restante dos vegetais crus, o buquê de ervas e cubra-os com água. Deixe cozinhar em fogo médio por 2 horas. Coe o caldo formado em uma peneira fina. Reserve. Em uma frigideira, doure o cogumelo shiitake e a cebola restante picada com o que sobrou do azeite. Nessa mistura, refogue a carne, acrescente o caldo e deixe ferver por 5 minutos.

Montagem:Cozinhe o tagliatelle em bastante água quente e salgada até ficar al dente. Escorra a massa e misture-a com o ragu na frigideira. Distribua em 4 pratos e enfeite com 1 ramo de salsa-crespa e 1 tomate-cereja cortado ao meio. Sirva imediatamente.

Grau de dificuldade:

médio

Tempo de preparo:

5 horas mais o tempo de marinada

Quantidade:

4 porções

Calorias:

1 626 kcal a porção

Fonte: VEJA SÃO PAULO