Roteiro

Programas paulistanos para se sentir em "Friends"

Convide sua turma mais querida para um passeio pela São Paulo que lembra o seriado

Por: Daniel Bergamasco - Atualizado em

friends1
O programa exibido entre os anos 90 e 2000: grande sucesso de audiência da NBC (Foto: Divulgação)

Foram dez anos de risadas (e uma boa dose de emoções) no seriado cômico que, para muitos, é o melhor de todos os tempos. Para os fãs, impossível ir a Nova York sem procurar referências da série. Abaixo, um roteiro para Ross, Rachel, Phoebe, Chandler, Monica e Joey não botarem defeito. Dê o play na abertura para entrar no clima, ensaie seu olhar de "How you doing?" e, não importa o que aconteça, esteja lá pelos seus amigos:

 

1) AQUELA DA FONTE

Começando pelo começo: a abertura. Em Friends, a locação é o Central Park. Aqui, a nossa versão de megaparque, o Ibirapuera, não tem um chafariz parecido (favor não pular no lago!). Mas dá para se divertir na fonte no Parque da Independência, no Ipiranga (muito mais bonita que a original, aliás).

Parque da Independência
Fontes do Parque da Independência: aqui, ainda tem o Museu do Ipiranga ao fundo (Foto: Alessandra Feitosa)

2) AQUELE QUE ACONTECE TODO DIA

OK, nós sabemos a primeira coisa que você pensou quando entrou nessa lista: onde descolar um café como o Central Perk para bater papo com os amigos enquanto toma uma bebida quente? Não tem erro: leve a turma para o Sofa Café, em Pinheiros. O cenário é bacana e o clima aconchegante proporciona a atmosfera dos encontros de Friends. Só falta Phoebe tocando Smelly Cat ao violão.

Sofá Café - Jardins
O Sofá Café, atualmente com apenas uma unidade: o nosso Central Perk (Foto: Divulgação)

3) AQUELE DOS DINOSSAUROS

O paleontólogo Ross Geller se divertiria bastante na exposição Mundo dos Dinossauros do Zoológico de São Paulo. Há bonecos gigantes bem realistas com até 8 metros de altura, que se mexem com efeitos robóticos, além de réplicas de fósseis e grandes esqueletos.

O Mundo dos Dinossauros
Mostra 'O Mundo dos Dinossauros': no Zoológico de São Paulo (Foto: Fernando Battistetti)

4) AQUELE EM QUE PHOEBE ODEIA A POTTERY BARN

...Mas odeia só no começo. Ela acaba se seduzindo rapidamente pelas peças de decoração que emulam antiguidades. Aqui, a Etna tem opções nesse estilo a preços razoáveis.

Presente Dia das Mães - Porta Joias Jane com Espelho - 6990 ETNA
Porta-joias com espelho: é Etna, mas poderia ser Pottery Barn (Foto: Divulgação)

5) AQUELE DAS PEÇAS DO JOEY

As participações de Joey no teatro eram sempre em salas com peças, digamos, peculiares. Se morasse em São Paulo, seria provavelmente escalado para um espetáculo no Teatro Ruth Escobar. São a cara dele títulos como As Mona Lisas, sobre "três gays super divertidos" (entenderam a sacada do título?).

asmonalisas
Cartaz da peça 'As Mona Lisas':  no Teatro Ruth Escobar (Foto: Divulgação)

6) AQUELE DA LANCHONETE VINTAGE

Monica precisa de uns trocados e arranja um emprego que é puro mico como atendente de uma lanchonete com decoração da década de 50. A lanchonete Zé do Hamburger, apesar do nome trivial, tem esse cenário.

Zé do Hamburger
Decoração retrô do Zé do Hamburger: a mesa que fica dentro da réplica de um Ford 1951 é a mais disputada (Foto: Fernando Moraes)

7) AQUELE DAS COMPRAS DA RACHEL

Rachel Green e suas irmãs patricinhas amariam o mix de lojas dos nossos shoppings mais sofisticados: Cidade Jardim, Iguatemi e JK Iguatemi. Se você sabe o que é uma pashmina, esses são os seus lugares.

Shopping Cidade Jardim
Shopping Cidade Jardim: centro de compras repleto de grifes (Foto: Leo Feltran)

8) AQUELE DA MASSAGEM

Phobe costumava fazer massagens em lugares pequenos e hippies, mas no episódio Aquele do Teste de Paternidade é surpreendida por Rachel trabalhando em um spa chique. A cara do Kennzur.

Spa Dia das Mães - Gasebo - Kennzur
Kennzur: spa sofisticado (Foto: Divulgação)

Fonte: VEJA SÃO PAULO