Receitas - Sobremesas

Receita de torta de amêndoa e avelã do Aguzzo Caffè e Cucina

A sobremesa do chef Alessandro Oliveira é servida com sorvete de creme

- Atualizado em

Ingredientes

Massa

1 gema de ovo

1 colher (café) de canela em pó

70g de açúcar

70g de farinha de trigo

Farinha de trigo para polvilhar

Manteiga para untar

Recheio

130g de amêndoas

50g de nozes

2 ovos

135g de açúcar mascavo

1 colher (café) canela em pó

1 colher (chá) de raspas de limão

15g de açúcar de confeiteiro

Modo de preparo

Massa

Numa tigela, coloque o ovo, a canela, o açúcar e bata com colher de pau até obter uma mistura homogênea. Acrescente a farinha e mexa para obter uma massa lisa. Abra um pedaço de papel-filme, polvilhe-o com farinha e disponha a massa e cubra com outro pedaço de plástico enfarinhado. Abra a massa numa espessura de dois milímetros. Unte com manteiga e polvilhe com farinha de trigo uma fôrma de fundo falso, com 18cm de diâmetro. Forre o fundo com a massa.

Recheio

Numa panela ferva um pouco de água, adicione as amêndoas e deixe por um minuto. Escorra, passe em água corrente e esfregue para tirar a pele. Enxugue e triture junto com as nozes. Reserve. Numa tigela, coloque os ovos, o açúcar, a canela, a raspa de limão e bata bem. Junte a farinha de amêndoas e nozes (reservando 1um terço de xícara de chá) e bata até ficar uma massa leve.

Finalização

Despeje o recheio sobre a massa e polvilhe com a farinha de amêndoas e nozes, leve ao forno pré-aquecido à 200ºC e asse por 40 minutos até dourar. Deixe esfriar, polvilhe a superfície com o açúcar de confeiteiro e desenforme.

Rendimento: 4 porções

Fonte: VEJA SÃO PAULO