Receitas - entrada

Receita de tapioca de carne-seca e crocante de mandioquinha do Mocotó

Um aperitivo de dar água na boca a tapioca leva carne-seca desfiada com queijo derretido e para finalizar mandioquinha ralada e frita

- Atualizado em

CHEF: Rodrigo de Almeida

Ingredientes

Tapioca

300g de polvilho doce

Água

Sal

Carne-seca

350g de carne-seca desfiada

1 cebola roxa

Manteiga-de-garrafa

Cheiro verde

Creme de queijo-de-manteiga

200g de queijo-de-manteiga

200g de creme de leite fresco

10g de pimenta dedo-de-moça sem semente picada

Crocante de mandioquinha

400g de mandioquinha

óleo para fritar

Modo de preparo

Tapioca

Coloque o polvilho num recipiente e cubra com água. Deixe descansar por uma noite, escorra a água e cubra com um pano para retirar o excesso de umidade. Quebre a massa com as mãos, salgue levemente e peneire. Reserve até o momento da montagem.

Carne-seca

Numa frigideira, puxe a cebola cortada em rodelas na manteiga-de-garrafa, acrescente a carne-seca já dessalgada, cozida e desfiada e frite um pouco mais. Para finalizar, acrescente o cheiro verde generosamente. Reserve aquecida.

Creme de queijo-de-manteiga

Corte o queijo em cubos e junte com o creme e a pimenta em uma panela de fundo grosso e leve ao fogo. Mexa constantemente até o queijo derreter e ter um creme homogêneo e brilhante. Reserve aquecido.

Crocante de mandioquinha

Descasque a mandioquinha e passe-a por um ralador grosso. Deixe de molho em água por alguns minutos para retirar parte do amido e deixá-la mais sequinha. Escorra e seque bem. Frite em óleo quente até ficarem douradas e sequinhas.

Finalização

Para finalizar, aqueça uma frigideira ou tapioqueira e espalhe a massa peneirada uniformemente até ter um disco de aproximadamente 2mm de espessura. Sobre a massa, coloque a carne, o queijo e o crocante de mandioquinha. Dobre ao meio e sirva imediatamente.

Rendimento: 8 porções

Fonte: VEJA SÃO PAULO