CINEMA

Confira os próximos projetos de J.J. Abrams, diretor de 'Star Trek'

O novo episódio da franquia de ficção científica Star Wars e continuações de Missão: Impossível e Cloverfield estão na fila de produções do cineasta

Por: Tiago Faria - Atualizado em

J.J. Abrams
J.J. Abrams, diretor de 'Star Trek' (Foto: Divulgação)

Steven Spielberg? Não. Nos próximos anos, o diretor mais poderoso no mundo das superproduções atenderá por outro nome: Jeffrey Jacob Abrams, ou simplesmente J.J. Abrams.

O californiano de 46 anos, um dos criadores da série de TV Lost e diretor de Missão: Impossível 3 e Super 8, está de volta às telas com Além da Escuridão – Star Trek. A continuação da saga espacial é só o começo de uma temporada que deve confirmar o domínio de Abrams em Hollywood, tanto como cineasta quanto como produtor.

A seguir, veja os seus próximos projetos: 

- STAR WARS: EPISÓDIO VII

O diretor George Lucas, o pai da saga espacial, planejava há 40 anos produzir um sétimo episódio da franquia. O projeto, contudo, só começou a sair do papel quando a Disney comprou a sua empresa, a Lucasfilm, em outubro de 2012. A partir daí, o estúdio começou a (lentamente) divulgar novidades sobre a superprodução. Primeiro, convocou roteirista Michael Arndt, de Pequena Miss Sunshine, para escrever a história. Depois, anunciou Abrams na direção. Pouco se sabe sobre a trama, mas são muitas as especulações de que atores como Harrison Ford e Carrie Fisher, que participaram do primeiro filme da série, voltarão à cena em participações especiais. O filme tem previsão de estreia para 2015 e será o primeiro de uma nova trilogia.

Cloverfield
Cloverfield (Foto: Divulgação)

- CLOVERFIELD 2

A continuação do filme de monstro lançado em 2008 está engatilhada: o diretor Matt Reeves e o roteirista Drew Goddard já têm ideias para a sequência e esperam apenas o sinal verde do produtor Abrams, que também se mostrou entusiasmado em retornar a um gênero que remete às fitas de horror dos anos 50. Ainda em pré-produção, o filme não chegará às telas antes de 2014.

Tom Cruise em 'Missão: Impossível 4'
Tom Cruise em 'Missão: Impossível 4' (Foto: Divulgação)

- MISSÃO: IMPOSSÍVEL 5

No fim de 2011, o astro Tom Cruise e o diretor Brad Bird afirmaram que estariam interessados em fazer mais um episódio da série, mas o cineasta desistiu da ideia no ano seguinte. Há três meses, foi confirmado que Christopher McQuarrie, de Jack Reacher, assinará o longa, que terá produção de Abrams. O roteiro ainda não está pronto e o filme deverá ser lançado apenas em 2015.

Star Trek
Star Trek (Foto: Divulgação)

- STAR TREK 3

É certa a presença de Abrams como produtor no próximo episódio da série. O que não se sabe ainda é se ele também dirigirá o episódio seguinte, já que estará envolvido em Star Wars. Os atores principais assinaram contrato para três filmes e o sucesso de Além da Escuridão – Star Trek, que já rendeu 378 milhões de dólares no mundo todo, praticamente garante a continuação, ainda sem roteiro ou data de estreia definidos.

- PORTAL

A produtora de Abrams, Bad Robot, iniciou uma parceria com a desenvolvedora de games Valve para adaptar ao cinema alguns de seus títulos. Portal e Half-Life estão entre os primeiros títulos, ainda sem previsão para início das filmagens.

- INFINITELY POLAR BEAR

Dirigida por Maya Forbes, a comédia com os atores Mark Ruffalo e Zoe Saldana conta a história de um pai maníaco-depressivo que tenta se reaproximar da família. Abrams apenas produz a fita, que já começou a ser filmada e estreará em 2014.

Fonte: VEJA SÃO PAULO