Parada Gay

Daniela Mercury realiza abertura do Mês do Orgulho LGBT em SP

A cantora entrega o Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade nesta sexta (3) às 19h, no Theatro São Pedro

Por: Redação VEJA SÃO PAULO - Atualizado em

Daniela Mercury
A cantora Daniela Mercury, que recentemente tornou público o relacionamento com a namorada (Foto: Célia Santos)

Nesta sexta (3) ocorre a abertura do 17º Mês do Orgulho LGBT de São Paulo e a cantora Daniela Mercury é uma das personalidades confirmadas para a entrega do Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade, às 19h, no Theatro São Pedro.

O evento é aberto ao público, com entrada gratuita, e a cerimônia irá homenagear personalidades, entidades, autoridades políticas e ações culturais que valorizaram os direitos humanos da população LGBT no ano de 2012.

Em sua 13º edição, o prêmio já foi entregue a mais de 250 contemplados, como o deputado federal Jean Wyllys, que recebe novamente a comenda este ano. Também estão entre os premiados, a ex-prefeita e ministra da Cultura Marta Suplicy, a cantora Sandy, o médico e escritor Dráuzio Varella e a própria Daniela Mercury, que no mês passado anunciou o casamento com outra mulher.

Este ano, a entidade realiza a cerimônia exatamente um mês antes da 17ª edição da Parada Gay como forma de destacar sua importância no calendário e dar mais visibilidades aos homenageados.

Com capacidade para 600 espectadores, os interessados em participar do evento devem confirmar a presença através do e-mail: thiagopremio@paradasp.org.br.

Mês do orgulho gay

Ao longo do mês, diversas atividades oficiais e paralelas movimentam a cidade até o dia 2 de junho, quando mais uma edição da Parada ocupa a Avenida Paulista. Com o tema, “Para o armário, nunca mais! – União e conscientização na luta contra a homofobia” o calendário promovido pela Associação da Parada pretende criticar o atual cenário político do país, levantando a bandeira da luta pela cidadania plena.

No desfile do dia 2 de junho estão previstos 22 trios elétricos e uma série de protestos contra o deputado Marco Feliciano (PSC-SP), atual presidente da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias da Câmara de Deputados. Além disso, outra novidade da Parada será um show de encerramento na praça da República, marcado para às 19h. Está confirmada a participação da cantora Ellen Oléria, vencedora do programa The Voice, da TV Globo, e um convidado que ainda não foi confirmado.

Além do Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade, o Mês do Orgulho LGBT tem na agenda um ciclo de debates e uma feira cultural. Confira abaixo os eventos já confirmados:

3 de maio

  • 13º Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade: Theatro São Pedro - Rua Albuquerque Lins, 207 – Santa Cecília - às 19h

6 a 10 de maio

11º Ciclo de Debates: Casa do Professor - Apeoesp (Rua Bento Freitas, 71 – República)

  • 6 de maio: "Homens trans: (in)visibilidade e perspectivas”, com Alexandre Peixe dos Santos, Gil Santos, João W. Nery, Jean Wyllys e Léo Moreira
  • 7 de maio: “Homossexuais na terceira idade: quais as perspectivas?”, com Arnaldo Dominguez, Marisa Fernandes, Mere Karnikovski e Sandra Catarina
  • 8 de maio: “Saindo do armário – uma conversa de pais e filhos ”, com Edith Modesto, Leandro Rodrigues, Lohren Beauty e Neusa Dutra
  • 9 de maio: “Violência e crimes de ódio”, com Eduardo Dias de Souza Ferreira, Heloisa Gama Alves, Leo Mendes e Marcelo Cerqueira
  • 10 de maio: “LGBT e as questões raciais”, com Cipriano Filho, Katia Cristina, Mere Karnikovski e Yáskara Guelpa

► 30 de maio

  • 13ª Feira Cultural LGBT: Vale do Anhangabaú - 10h às 22h

► 1º de junho

  • 11ª Caminhada Lésbica - concentração a partir das 12h, início às 14h, na Praça Oswaldo Cruz (início da Avenida Paulista)

► 2 de junho

  • 17ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo - concentração a partir das 10h, inicio às 12h (Avenida Paulista, em frente ao Masp)

Fonte: VEJA SÃO PAULO