Política

Presidente do STF, Lewandowski assume posto de Dilma até quarta (24)

Dilma Rousseff participará da Assembleia Geral da ONU em Nova York e vice-presidente cumpre agenda no Uruguai

Por: Veja São Paulo

Ricardo Lewandowski
O presidente do STF, Ricardo Lewandowski, que assumiu interinamente a Presidência da República (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress)

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, assume, até quarta-feira (24), a Presidência da República. Ele passou a ocupar o cargo na noite de segunda-feira (22) e permanecerá interinamente por causa da viagem da presidente Dilma Rousseff (PT) aos Estados Unidos, onde ela participará na quarta da Assembleia Geral da ONU, em Nova York. O vice-presidente Michel Temer (PMDB) cumpre agenda no Uruguai.

Passageiro morre em voo que seguia de Nova York para São Paulo

O presidente do STF é o quarto na linha de substitutos da Presidência. Além do vice, o cargo pode ser ocupado pelos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado. Tanto o deputado Henrique Alves quanto o senador Renan Calheiros são impedidos de assumir o cargo. Alves é candidato à reeleição. No caso de Calheiros, o filho dele disputa o governo de Alagoas.

Segundo o Supremo, Lewandoski é o quinto ministro da Casa a assumir o cargo de presidente. Antes dele, José Linhares (1945), Moreira Alves (1986), Octavio Gallotti (1994) e Marco Aurélio de Mello (2002) substituíram o mandatário.   

+ Confira as últimas notícias da cidade

Fonte: VEJA SÃO PAULO