Trânsito

Prefeitura começa a multar táxi que circular em corredor de ônibus

Restrição vale para os horários de pico. Nos demais, os veículos com passageiros podem utilizar corredor

Por: Redação VEJASÃOPAULO.COM - Atualizado em

Táxis
Táxis que circularem por corredores de ônibus no horário de pico agora serão multados (Foto: Gustavo Andrade)

A partir desta segunda-feira (14), táxis que circularem pelos corredores de ônibus no horário de pico receberão multa de 127,69 reais. A restrição, implementada desde o dia 17 de março, estava em período de teste. Os veículos não poderão utilizar os corredores das 6h às 9h e das 16h às 20h em dias úteis.

+ CET vai aumentar o arsenal de radares

A medida tomada pela Prefeitura de São Paulo tem sido muito criticada pelos taxistas. A polêmica começou no ano passado, quando o Ministério Público encomendou à Secretaria Municipal dos Transportes um estudo sobre o impacto dos carros de praça nos corredores.Segundo esse trabalho, que analisou dados de vias como as avenidas Rebouças e Ibirapuera ao longo de 45 dias, a velocidade dos coletivos, que em alguns pontos chega a 6 quilômetros por hora, reduz-se sendo em até 25% devido à presença dos táxis no mesmo espaço.

+ A briga dos taxistas para não ficarem de fora dos corredores de ônibus

A princípio, o MP queria que a restrição aos táxis fosse ampliada para todo o dia. Sindicatos de taxistas, no entanto, pressionaram a prefeitura por um novo estudo para medir o impacto fora do horário de pico, o que resultou no abrandamento da decisão.

 

Fonte: VEJA SÃO PAULO