Saúde

Preço de repelente chega a variar até 29%

Veja São Paulo percorreu farmácias da Avenida Paulista para pesquisar o valor de quatro produtos

Por: Rogério Dias e Gabriel Gama - Atualizado em

Aedes_aegypti - dengue
Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue (Foto: Muhammad Mahdi Karim/ Wikicommons)

A preocupação com picadas do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, do zika e da chikungunya, tem elevado a procura por repelentes. 

Na última semana, a reportagem de VEJA SÃO PAULO percorreu a região da Avenida Paulista para pesquisar os preços de cinco produtos em sete farmácias: Onofre, Drogaria São Paulo, Drogasil (Center 3), Droga Raia (Conjunto Nacional), Droga Raia (Shopping Cidade São Paulo), Drogasil e Farmais. 

+ Vacina contra dengue é adiada para 2018

Dos cinco itens pesquisados,  apenas quatro estavam disponíveis nas lojas (o Repelex Spray não foi encontrado em nenhuma drogaria). O Exposis Extreme, produto mais procurado por ter maior tempo de permanência na pele, foi encontrado em apenas três das sete farmácias. Resultado ainda que positivo, já que quando houve o começo do surto do zika vírus, era impossível encontrar o repelente.

+ Rede pública terá teste para detectar a dengue em vinte minutos

Em geral, os preços apurados são parecidos. A maior variação foi de 28,9%, do produto Super Repelex Family Care Aerosol. A mesma embalagem com 200 mililitros custa 22 reais na Farmais e 17,06 reais na Drogaria Onofre.

A drogaria Onofre inclusive, que continha os maiores preços em dois produtos e as menores cifras em outros dois, explicou que a empresa constantemente revisa os seus valores para se adequar ao mercado e aos custos praticados pelos fabricantes, mas que garante “que os preços praticados em suas lojas estão alinhados à sua estratégia comercial e de negócios”. 

+ Saiba quais bairros têm maior incidência de dengue na capital

Já a Farmais, que obteve os preços mais altos em duas oportunidades , esclareceu em nota que como a rede é uma franquia, a negociação é feita produto por produto. E quando a mercadoria interessa pela alta demanda, como é o caso dos repelentes, eles acabam fechando negócio mesmo sendo por um preço mais caro.

+ Uma em cada dez cidades do Estado já vive surto de dengue

Confira a tabela com todos os preços consultados:

repelentes
(Foto: )

Endereço das lojas consultadas:

Onofre: Avenida Paulista, 2408.

Drogaria São Paulo: Avenida Paulista, 2073.

* Drogasil: Avenida Paulista, 2064.

**Droga Raia: Avenida Paulista, 2053.

***Droga Raia: Avenida Paulista, 1230.

****Drogasil: Avenida Paulista, 995.

Farmais: Alameda Joaquim Eugênio de Lima, 198.

Fonte: VEJA SÃO PAULO