Futebol

Fifa divulga pôster oficial da Copa do Mundo de 2014

Cheio de cores e referências brasileiras, o painel remete a desenhos de cada região do Brasil

Por: Redação VEJA SÃO PAULO - Atualizado em

Cartaz_Copa_2014
Em evento realizado no Rio de Janeiro, a Fifa revelou o pôster oficial da Copa 2014, no Brasil (Foto: Divulgação/Fifa)

A Fifa divulgou nesta quarta (30) o pôster oficial da Copa do Mundo de 2014 em uma entrevista coletiva que teve a participação da jogadora Marta, dos ex-jogadores Ronaldo e Bebeto, membros do COL (Comitê Organizador Local da Copa), do técnico Mário Jorge Lobo Zagallo, entre outros ídolos do futebol. A imagem forma um mapa do Brasil, onde os contornos são compostos por duas pernas durante uma disputa de bola e imagens que ressaltam a flora e a fauna do país.

A obra é criação da agência Crama, que venceu uma a disputa com outros concorrentes após votação de uma comissão julgadora formada pelo secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, a ministra da Cultura, Marta Suplicy, pelo presidente do COL, José Maria Marin, pelo artista plástico Romero Britto, além dos jogadores Ronaldo e Bebeto.

poster-oficial-2014-original
Pôster da Copa do Mundo de 2014 (Foto: Divulgação)

A programação de lançamento previa que o pôster fosse divulgado na última segunda (28), quando faltariam 500 dias para o início da Copa e uma série de eventos ocupariam as ruas de Brasília. No entanto, devido à tragédia na boate de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, as comemorações foram adiadas. 

Até o momento, já foram divulgados os pôsteres das 12 cidades-sedes da Copa de 2014. Eles seguem a mesma linha da imagem revelada hoje e evidenciam as cores e a rica diversidade brasileira, levando em consideração pontos turísticos das capitais como Avenida Paulista de São Paulo, a Floresta Amazônica em Manaus, as praias de Fortaleza, entre tantos outros.

O cartaz guarda semelhanças com o da primeira Copa realizada no Brasil, em 1950, que também tinha uma perna de jogador e uma bola. Compare:

Brasil_poster_copa
2014 (esquerda) e 1950 (direita); o pôster da Copa de 1950, realizada no Brasil, também tinha uma perna jogando futebol (Foto: Reprodução)

Fonte: VEJA SÃO PAULO