Teatro

Conheça as peças em cartaz inspiradas em histórias reais

Aberdeen - Um Possível Kurt Cobain e Camille e Rodin são dois dos espetáculos atualmente nos palcos

Por: Livia Deodato - Atualizado em

Camille e Rodin
Leopoldo Pacheco e Melissa Vettore em 'Camille e Rodin': gênios de carne e osso (Foto: Alexandre Catan)

É muito comum vermos histórias reais serem roteirizadas para o cinema. No teatro, o desafio parece estar ganhando cada vez mais força - e surpreendendo cada vez mais o público e a crítica. Sabe-se que o risco é grande, independente do formato: dar vida a um personagem que existiu exige um trabalho minucioso de mimese. Qualquer deslize... e a obra inteira pode ir por água abaixo.

Não foi isso que aconteceu com cinco bons espetáculos inspirados em histórias reais, atualmente em cartaz. Não deixe de conferir:

Camille e Rodin

"Camille e Rodin"
A humanidade dos papéis de Leopoldo Pacheco e Melissa Vettore (Foto: Veja São Paulo)

A relação amorosa de 15 anos entre o escultor Auguste Rodin (1840-1917) e sua discípula Camille Claudel (1864-1943) é retratada com bastante técnica. Os atores Leopoldo Pacheco e Melissa Vettore, intérpretes do casal, convencem pela humanidade com que tratam os seus papéis.

Luis Antonio - Gabriela

Luis Antonio Gabriela - 2267
A história real do irmão do diretor (Foto: Bob Souza)

O diretor do espetáculo, Nelson Baskerville, leva aos palcos a história de seu irmão, Luis Antonio. Homossexual, ele viveu em Santos até os 30 anos, quando decidiu se mudar para a Espanha. Em Bilbao, assumiu a identidade de Gabriela. A corajosa montagem tem como protagonista Marcos Felipe, em ótima atuação.

A Casa Amarela

A Casa Amarela - Teatro
Gero como Van Gogh e Gauguin (Foto: Divulgação)

Os pintores Vincent van Gogh (1853- 1890) e Paul Gauguin (1848-1903) ganham vida com a interpretação de Gero Camilo. Com maestria, o ator se desdobra na pele dos dois artistas para mostrar a parceria que os uniu em 1888.

Aberdeen - Um Possível Kurt Cobain

Aberdeen  — Um Possível Kurt Cobain
Nicolas Trevijano interpreta o líder do Nirvana em 'Aberdeen — Um Possível Kurt Cobain' (Foto: José Roberto Jardim)

Ícone da história do rock, Kurt Cobain (1967-1994), líder do extinto Nirvana, revive com Nicolas Trevijano. A fragilidade do vocalista nascido em Aberdeen, costa oeste dos Estados Unidos, é abordada em todo o espetáculo.

Nise da Silveira, Guerreira da Luz

Nise da Silveira - Senhora das Imagens - 2257
A atriz Mariana Terra: espetáculo com inserções multimídia (Foto: Jackeline Nigri)

Protagonizada pela atriz Mariana Terra e pela bailarina Ana Botafogo, a montagem mostra como Nise da Silveira (1905-1999) virou referência no tratamento da esquizofrenia.

Fonte: VEJA SÃO PAULO