Teatro

Peça In On It: as coisas simples da vida

Enrique Diaz cria uma encenação minimalista e afi nada para a peça canadense

Por: Dirceu Alves Jr. - Atualizado em

Peça In On It: as coisas simples da vida 2149
Fernando Eiras e Emílio de Mello: brilhantes em dez personagens (Foto: Dalton Valério)

Diretor consagrado na última década, o carioca Enrique Diaz não exige pouco dos espectadores. Em espetáculos um tanto cerebrais, como Ensaio.Hamlet (2004) e Gaivota — Tema para um Conto Curto (2006), ele recontou peças de William Shakespeare e Anton Tchecov munido somente de fragmentos dos originais. Ao montar o drama In on It, em cartaz no Teatro Faap, Diaz parece ter encontrado um texto que dialoga naturalmente com seu estilo de encenação.

O dramaturgo canadense Daniel MacIvor criou uma narrativa em três planos — o presente, o passado e a fi cção, no caso, uma peça. Brilhantes no jogo cênico, Emílio de Mello e Fernando Eiras se revezam em dez personagens. Primeiro, eles são dois homens discutindo como levar um texto ao palco. A seguir, vem o espetáculo, sobre separação e morte. O ciclo se fecha com a exposição das questões pessoais dessa dupla, que reconstitui uma relação amorosa. Ao servir-se apenas da iluminação feita por Maneco Quinderé e de duas cadeiras, o diretor busca o mínimo e extrai o máximo dos dois atores, em diálogos repletos de humor, ironia e lirismo. A trama picotada pode até causar uma estranheza inicial, mas, juntando-se o quebra-cabeça, a montagem leva o público a pensar que as grandes emoções estão realmente nas coisas simples da vida. In on It (60min). 16 anos. Estreou em 15/1/2010.

Teatro Faap (506 lugares). Rua Alagoas, 903, Pacaembu, ☎ 3662-7233. Sexta, 21h30; sábado, 21h; domingo, 18h. R$ 40,00 (sex. e dom.) e R$ 50,00 (sáb.). Bilheteria: 14h/20h (qua. e qui.); a partir das 14h (sex. a dom.). Cc: D, M e V. Cd: todos. Até 28 de março.

 

Fonte: VEJA SÃO PAULO