Câmara dos Deputados

O parlamentar que combina com você

O consultor Rafael Lamardo e a pesquisadora do Cebrap Andréa Freitas criaram o projeto Extrato Parlamentar

Por: Mariana Barros - Atualizado em

Eleições - Extrato Parlamentar_2182
Afinidade: o sistema dos pesquisadores Andréa Freitas e Rafael Lamardo tenta identificar deputados que pensam de forma parecida com o eleitor (Foto: Fernando Moraes)

Imagine que fácil seria escolher um candidato se houvesse uma máquina capaz de informar a cada eleitor quais os parlamentares que melhor o representariam. O consultor Rafael Lamardo e a pesquisadora do Cebrap Andréa Freitas chegaram perto disso. Publicitário especializado em tecnologia da informação, Lamardo vinha refletindo desde 2006 se seria possível criar um sistema que resumisse a atuação dos parlamentares de uma forma fácil de ser consultada. O programa consideraria como eles votaram em questões importantes, se lançaram mão de mecanismos para adiar votações, se apresentaram requerimentos, emendas etc. Foram dois anos procurando alguém que entendesse o modelo de dados do Congresso para avançar no projeto.

+ Eleições: não desperdice o seu voto

+ Responda à nossa enquete: você lembra em quem votou nas últimas eleições?

Por indicação, Lamardo chegou a Andréa, especializada no funcionamento da Câmara dos Deputados. Juntos, criaram o projeto Extrato Parlamentar (www.extratoparlamentar.com.br), lançado em agosto. No site, o eleitor responde a um questionário cujo intuito é identificar suas posições sobre temas nacionais. Como resultado, é exibida uma lista que ordena os parlamentares conforme seu grau de afinidade com as respostas de quem participou do teste. “Não quer dizer que se deva votar no que aparecer no topo da lista”, explica Andréa. “Mas o eleitor pode analisar as primeiras colocações para concluir quem pensa como ele.” A ferramenta mais interessante é o botão Visualizar Atuação Parlamentar, que traz um resumo de como cada deputado se comportou em questões relevantes.

Fonte: VEJA SÃO PAULO