Mistérios da Cidade

Onda vintage esquenta mercado de casamentos na cidade

Lojas de vestidos, decoração, música e organizadores vêm se especializando para atender público retrô

Por: Mauricio Xavier [Com reportagem de Raphael Martins e Ricardo Rossetto] - Atualizado em

Mistérios - Casamento vintage 1
Vestido vintage da loja Pó de Arroz: duas novas coleções por ano (Foto: Divulgação / Pó de Arroz)

A loja Pó de Arroz, nos Jardins, vive a melhor fase desde a inauguração, em 2008. Especializada em pôr no mercado coleções de vestidos de noiva inspiradas em modelos das décadas de 30 a 50, tem recebido uma média recorde de trinta encomendas por mês, o dobro do movimento desde a sua abertura. As peças, mais acinturadas e curtas que as contemporâneas, custam a partir de 5 000 reais. “O fator que está impulsionando os negócios é a tendência na cidade de cerimônias vintage”, explica a proprietária Penha Maia.

+ Tendências em casamentos

Buquê de flores  - casamento
(Foto: Thiago Justo)

Para alguns casais prestes a subir ao altar, o grande barato é investir na recriação do clima de épocas passadas, não apenas no vestuário. Itens de decoração, os docinhos servidos aos convidados e até a trilha sonora precisam estar na mesma onda retrô (veja alguns exemplos abaixo). Profissionais especializados em atender os noivos da capital, como Lu Carniti, confirmam a tendência. Ela organiza, em média, quatro eventos por mês. “Metade deles é encomendada de acordo com esse estilo”,afirma.

Mistérios - Casamento vintage 3
Bolo Naked é tendência (Foto: Lucas Lima)

PACOTE VINTAGE

› Vestido A maior pedida para as noivas é o off-white (na foto), um tom de creme que imita um branco envelhecido.

› Decoração A ideia é ser minimalista. Arranjos, velas, caixinhas e todo tipo de objeto antigo são a regra. A locação também deve ser retrô. Restaurantes como o bistrô Ruella, na Vila Olímpia, têm sido muito procurados para esse tipo de festa.

› Música Saem as tradicionais, como a Marcha Nupcial, e entram Beatles, Beach Boys, Elvis Presley e Michael Jackson.

› Docinhos Esqueça camafeu e bemcasado. Os doces também têm de ser diferentões. Ninhos de suspiro com framboesas fazem sucesso, acompanhados de bolo naked (sem cobertura).

Fonte: VEJA SÃO PAULO