Cidade

O que nunca fazer diante de uma enchente

Especialista da Defesa Civil de São Paulo dá dicas de como evitar situações de perigo durante os alagamentos

Por: Marcus Oliveira - Atualizado em

caminhão enchente_2143
Evite atravessar pontos alagados e nunca tente dar partida em um carro levado pela água (Foto: Danilo Verpa/Folha Imagem)

Na hora do desespero, quando a água começa a se aproximar, é muito comum que as pessoas tomem atitudes precipitadas diante de um alagamento.

+ Saiba os males causados pela água da enchente

Para evitar qualquer imprevisto, o capitão Rodyard Banzarini Paiva, da Defesa Civil de São Paulo, dá algumas dicas tanto para motoristas quanto para pedestres:

■ Estude sempre rotas alternativas, caso tenha que sair mesmo durante um temporal.

■ Para quem estiver de carro, evite atravessar qualquer acúmulo de água que ultrapasse a linha do meio da roda do automóvel.

■ Evite estacionar o veículo em locais com probabilidade de inundação.

■ Caso passe pela água, a marcha de veículo deve ficar sempre na primeira ou segunda, e aceleração no nível intermediário.

■ Para câmbios automáticos, a troca de marchas deve ser feita manualmente, selecionando a posição "1". Assim, o veículo não desenvolve tanta velocidade e é possível imprimir uma rotação maior ao motor.

■ Quando avistar uma poça, lembre-se que ela pode ocultar bueiros ou buracos abertos, galhos que possam furar o pneu e piorar a situação. O melhor é não atravessar.

■ Se perceber que a água subiu além do limite, largue o carro e busque abrigo em lugares altos e cobertos. Em última instância, suba na parte de cima do automóvel.

■ Se estiver a pé, busque um lugar seguro para se alojar até que a água baixe.

■ Caso se veja em situação de perigo ou estiver ilhado, procure ajuda nos seguintes telefones:

- Bombeiros: 193

- Polícia Militar: 190

- Defesa Civil: 199

Fonte: VEJA SÃO PAULO