Viagem

Novo passaporte tem reajuste de preço e validade ampliada

Documento passa a valer por dez anos e custará 257 reais

Por: Veja São Paulo - Atualizado em

Novo passaporte
O novo passaporte brasileiro: data de validade ampliada (Foto: Divulgação)

O governo brasileiro emite desde o início da semana o novo modelo de passaporte, que terá o prazo de validade dobrado de cinco para dez anos. O documento conta agora com novos mecanismos de segurança.

+ Vistoria do Corpo de Bombeiros vê risco em eventos no Minhocão

A emissão no novo formato já está sendo feita desde segunda (6) pela Polícia Federal e a Casa da Moeda. O valor da taxa cobrada foi reajustada em 65%, e passou de R$ 156,07 para R$ 257,25. Entre as mudanças implementadas estão a adoção de nova criptografia para assinatura digital, modificações na capa e imagem invisível fluorescente.

De acordo com o Ministério da Justiça, o país também passa a fazer parte do Diretório de Chaves Públicas da Organização Internacional da Aviação Civil, o que vai agilizar a verificação de autenticidade dos documentos.

O ministro interino das Relações Exteriores, Sérgio Danese, que participou de cerimônia de lançamento no Ministério da Justiça, nesta sexta (10), ponderou que haverá uma defasagem na emissão das novas cadernetas em representações consulares do governo brasileiro no exterior por questões de logística.

Fonte: VEJA SÃO PAULO