Moda

Estilo normcore cai no gosto da SPFW

A tendência que prega o uso de roupas e calçados confortáveis ganha força no evento de moda

Por: Taitana Izquerdo - Atualizado em

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

Durante a 38ª São Paulo Fashion Week, milhares de pessoas passam pelos corredores do Parque Cândido Portinari, anexo ao Parque Villa-Lobos, no Alto de Pinheiros.

Visitantes, produtores, estilistas e funcionários precisam estar confortavelmente vestidos para aguentar a correria insana dos desfiles e festas nos lounges montados para receber o evento. Ao circular por lá pode-se notar: a maneira casual de se vestir, com o bom e velho tênis, vem ganhando força e tem conquistado muita gente. O jeito descontraído de se vestir, porém, tem nome rebuscado, normcore.

+ Os looks exóticos da SPFW

Diferente do hipster, que prega um estilo mais arrumadinho, o normcore tem como lema "quanto mais à vontade, melhor". O tênis – peça principal da produção confortável – ganhou nova roupagem. Brilhos, tachas, estampas e canos de alturas diferentes agora são combinados com qualquer peça de roupa.

Vestir-se de mais largada ou descontraída é uma reação ao consumismo frenético visto durante o SPFW. “O normcore se manifestou no mundo da moda quando as pessoas perceberam que é possível estar confortável sem precisar usar salto ou roupas caras”, defende a paulistana Carol Thomé, criadora do canal do Youtube Cozinha para 2.

O estilo normcore é traduzido como “mil por cento conforto” pela estilista Andrea Vieira, responsável pelo desfile da grife Pat Pat´s. “Estou sempre correndo, não dá para fazer carão 24 horas por dia”, diz ela. A linha inverno 2015 da marca trouxe peças de couro diferentes, nas quais o material aparece numa versão grafitada. Vestidos, saias e cropped tops lembram muito o estilo urbano e normcore nesta coleção.

+ Com visual extravagante,a estilista italiana Donatella Versace causou sensação no SPFW

Na vida real, as fashionistas que passeiam pela SPFW adotaram o tênis como símbolo do conforto. “Eu confesso que liguei para minha prima, que é designer, e perguntei: o que posso colocar no pé com o meu vestido longo? Ela me respondeu na hora ‘o seu tênis de cano alto de couro, vai ficar super na moda’. Achei inusitado mas adorei o resultado”, conta a assessora Luana Ferrari.

Para trabalhar no dia a dia do SPFW, a produtora Joice Plens abriu mão de sapatos apertados e saltos para ter mais agilidade pelos corredores do evento. “Passo horas em pé, não tem como estar totalmente alinhada. Uso o tênis para criar um visual moderno no meu look”.

Fonte: VEJA SÃO PAULO