Esporte

Nico Rosberg vence o GP Brasil e Massa fica em terceiro

Com o resultado, a dupla da Mercedes Rosberg e Hamilton mantém a disputa pelo título; o brasileiro Felipe Massa garantiu a terceira posição no pódium

Por: Veja São Paulo - Atualizado em

Nico Rosberg Lewis Hamilton Fórmula 1
Nico Rosberg (à frente) e Lewis Hamilton fizeram a dobradinha da Mercedes no GP Brasil (Foto: Eduardo Knapp/Folhapress)

O alemão Nico Rosberg é o grande vencedor do GP Brasil 2014, que ocorreu neste domingo (9) no Autódromo de Interlagos. Mantendo as mesmas posições da pole position, o inglês Lewis Hamilton e o brasileiro Felipe Massa completaram o pódio.

+ Vitórias de Fittipaldi e acidentes: as fotos históricas de Interlagos

A prova teve início às 14h e logo no início, alguns pilotos tiveram problemas com os pneus, devido a alta temperatura do autódromo. Após algumas paradas para a troca das rodas, a disputa foi que continuou quente dentro da pista. 

Rosberg soube controlar bem todo o percurso, não dando chance para que Hamilton beliscasse o primeiro lugar. Mesmo tendo sofrido uma punição por exceder a velocidade na entrada dos boxes e depois por ter errado a entrada para o espaço onde sua equipe, a Williams, estava, o brasileiro terminou em terceiro e garantiu o seu segundo pódio nesta temporada e quinto na carreira correndo em casa.

O inglês Lewis Hamilton está na liderança do campeonato, com 316 pontos. Seu companheiro de Mercedes vem logo em seguida, com 292 pontos. Felipe Massa está em oitavo, com 83. A grande final do campeonato ficará a cargo da última prova da temporada, nos Emirados Árabes. Lá, a pontuação é dobrada, a vitória passa de 25 para 50 pontos. Por isso, mesmo que o líder Lewis Hamilton vencesse em São Paulo e Nico Rosberg não terminasse a prova, a diferença seria de 49 pontos.

O Autódromo de Interlagos já foi palco de grandes decisões da F-1. O circuito paulistano sediou o circo da F-1 em 32 ocasiões - em dez oportunidades, em 1978 e entre 1981 e 1989, o circuito de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, foi a sede brasilera na Fórmula 1.

Até hoje, cinco brasileiros subiram ao posto mais alto do pódio no GP Brasil, em nove provas: Emerson Fittipaldi (1973 e 1974), José Carlos Pace (1975), Ayrton Senna (1993) e Felipe Massa (2006 e 2008) ganharam em Interlagos. Nelson Piquet (1983 e 1986) levou no Rio.

Fonte: VEJA SÃO PAULO