Cidade

Veja atrações do Natal Iluminado em São Paulo

Fonte Multimídia e Árvore de Natal no Ibirapuera e decoração da Avenida Paulista estão entre atrações

Por: VEJINHA.COM - Atualizado em

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

A Árvore de Natal do Parque do Ibirapuera, assim como sua fonte multimídia, a decoração da Avenida Paulista e sua Praça de Natal, além de dezenas de pontos espalhados pelas 51 prefeituras da cidade estão entre as atrações de Natal que atraem paulistanos e turistas este ano.

A iluminação da tradicional Árvore de Natal do Ibirapuera inaugurou as atrações do Natal Iluminado, como são chamadas as atrações de fim de ano da prefeitura. A enorme estrutura com milhares de luzes de LED funciona todos os dias, das 19h às 5h.

+ Assista ao nosso vídeo especial de Natal

Ainda no parque, é possível assistir às projeçõess da Fonte Multimídia, que acontecem diariamente das 20h30 às 21h. Luzes das árvores ao fundo do lago se acendem e um grande "Feliz Natal" aparece ao final da apresentação, arrancando suspiros dos espectadores.

Pelo terceiro ano consecutivo, o parque conta ainda com uma pista de patinação no gelo, aberta todos os dias das 14h às 22h, gratuita.

De acordo com a Guarda Civil Metropolitana, o Ibirapuera tem recebido uma média diária de 4 mil visitantes, o que já começa a se refletir no trânsito da região.

Árvore de Natal - Parque Ibirapuera
Clima de festa no Ibirapuera: inauguração da tradicional árvore de Natal em 2010 (Foto: Divulgação)

Avenida Paulista

A Praça de Natal da Avenida Paulista, que reúne multidões na principal via da cidade, também já recebe milhares de visitantes diariamente. Com um trio de Papais Noeis gigantes, a área de mais de 1 mil m², localizada entre as ruas Padre João Manuel e Ministro Rocha Azevedo, tem como tema a “Banda de Noeis”.

Ainda na Paulista, a agência do banco Itaú, na esquina com a Alameda Ministro Rocha Azevedo, também inaugurou sua tradicional decoração de Natal.  O tema escolhido para este ano é Espírito de Natal, venha viver essa experiência. Há nove ursinhos cantores e um Papai Noel. Quem passar pela região das 18h30 às 21h30 também poderá assistir a um coral de 12 vozes a cada meia hora. O evento é realizado no local desde 1997 e já faz parte do roteiro de turismo da cidade nesta época do ano. São esperados cerca de 12 mil visitantes por dia. 

Novidades

A Represa da Guarapiranga também reserva uma surpresa para a população de São Paulo. Uma cortina de água de 72m², com feixes de luz a cada 30 minutos, leva espírito natalino à região. O espetáculo de projeções tem duração de 9 minutos, divididos em três atos. No local, também haverá uma árvore de 15 metros.

Este ano, as 31 Subprefeituras da cidade também receberão as Praças de Natal, com palcos decorados para receber apresentações natalinas e outras ações temáticas. Mais de 10 mil pontos da capital paulista serão iluminados. Cerca de 400 árvores de LED serão instaladas nas Praças Charles Miller, Roosevelt e Memorial 17 de julho, além do Largo de Pinheiros e Avenida Paulista. Os arcos na Avenida 23 de Maio, a passarela Miguel Reale (Estaiadinha) e a Ponte Orestes Quércia (Estaiada) também receberão decorações especiais.

Os Corais do Instituto Baccarelli, entidade que atende cerca de 1.200 crianças e jovens de Heliópolis, irão se apresentar em todas as Praças de Natal durante o mês de dezembro.

Tour de ônibus

Para acompanhar toda a programação, evitando o trânsito, este ano é possível participar do Turismetrô especial de Natal. O programa da SPTuris que leva turistas e moradores da metrópole a roteiros populares agora oferece uma programação especial para as decorações de final de ano da prefeitura. O passeio acontece aos sábados e domingos, de 8 a 23 de dezembro, com cinco saídas por dia e 30 pessoas em cada uma delas, às 16h. Para participar, é só utilizar três bilhetes do metrô (R$9,00) e comparecer à Estação da Sé, de onde partem os roteiros.

O passeio começa nos Presépios da Catedral e Praça da Sé  e também passa pelo Presépio da Prefeitura de São Paulo. Depois, o grupo parte para o Museu de Arte Sacra, em visita à exposição Presépios: No Museu Como Em Casa" e ao Museu do Presépio, no mesmo local. O passeio termina na Avenida Paulista.

Confira programação completa:

Árvore do Ibirapuera

Iluminação: diariamente, das 19 às 5 horas.

Endereço: Praça Aldo Chioratto, sem n°.

Fonte Multimídia do Ibirapuera

Projeções: às 20h30 e 21 horas, diariamente.

Endereço: lago do Ibirapuera.

Praça de Natal da Av. Paulista

Iluminação da Praça de Natal

Endereço: entre as ruas Padre João Manuel e Ministro Rocha Azevedo.

* Não haverá visitação este ano.

Cortina d’Água da Guarapiranga e Árvore de Natal

Horário: a partir das 20h30, com sessões a cada 30 minutos.

Endereço: Av. Atlântica, na altura do nº 2500.

Turismetrô Especial de Natal

Data: 8, 9, 15, 16, 22 e 23 de dezembro de 2012.

Horário: 16h

Ponto de partida: Estação Sé do Metrô

Ingressos: guichê do Turismetrô na Estação Sé (custo de três bilhetes de metrô).

Mais informações: www.cidadedesaopaulo.com/turismetro

* Em caso de chuva, o roteiro é cancelado.

Fonte: VEJA SÃO PAULO