Manifestações

Movimento Passe Livre (MPL) protesta na Zona Sul

Junto aos moradores da região do Jardim Ângela, grupo pede melhorias no transporte público local, que perdeu seis linhas de ônibus entre 2010 e 2012

Por: Redação VEJINHA.COM - Atualizado em

Manifestação MPL M'Boi Mirim - 21 OUT 13 - TV GLOBO
Manifestantes chegaram à Estrada M'Boi Mirim por volta de 4h para pedir melhorias no transporte público da região (Foto: Reprodução TV Globo)

Cerca de cem moradores e representantes do Movimento Passe Livre (MPL) se reuniram por volta de 4h na região do Jardim Ângela, Zona Sul, para protestar melhorias no transporte público da região. De acordo com o grupo, entre 2010 e 2012 foram canceladas seis linhas de ônibus que atendiam aos bairros, sendo apenas uma delas substituída desde então.

Por volta de 6h, a Avenida Guarapiranga foi interditada em ambos os sentidos pelos manifestantes. O trânsito também foi prejudicado na Avenida dos Funcionários Públicos, junto à Estrada do Embu-Guraçú, e na Estrada M’Boi Mirim. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), o trânsito na região só foi normalizado por volta de 9h.

Na página oficial do Movimento Passe Livre (MPL) na internet, eles registram que o ato foi organizado por associações comunitárias com o apoio do MPL e que ele dá início a uma semana de luta por transporte público.

Confira abaixo na íntegra a carta de reivindicações divulgada pelo grupo:

CARTA ABERTA DE REIVINDICAÇÕES

Os moradores do M’Boi Mirim estão cansados das péssimas condições do transporte público na região. Gastamos nos ônibus mais da metade do tempo que passamos trabalhando, e ainda sem poder sentar, apertados, e em péssimas condições.

Em junho a população de São Paulo se organizou e mostrou que não ia mais aceitar que o nosso transporte fosse decidido pelos de cima, por uns poucos políticos e técnicos que não sabem das nossas necessidades. Não aceitamos o aumento de 0,20 centavos que dificultava ainda mais que aqueles que já pagam com dificuldade a tarifa pudessem andar pela cidade. Na M’Boi Mirim, além da tarifa absurda para poder usar o transporte que é público, passamos horas e horas parados no trânsito da estrada que há anos os políticos prometem duplicar. Podeser sábado, domingo, de tarde ou de madrugada: nossa estrada está sempre parada. Depois do Terminal Jd. Angela, onde moram milhares de pessoas, só temos uma via para ir e voltar. O Prefeito Haddad chegou a vir até a ponte do capela em Julho, de helicoptero, para inaugurar o início de uma parte da duplicação que nunca começou. Falta de máquinas, árvores pra cortar e todo tipo de desculpa já foram utilizadas para manter o descaso com os moradores da região. CHEGA DE ENROLAÇÃO, QUEREMOS DUPLICAÇÃO JÁ! SE A OBRA NÃO COMEÇAR, A M’BOI VAI PARAR!

Como se não bastasse o trânsito, ainda cortam as linhas que iam direto até o fundão. Além das linhas Jacira/Pinheiros, Jacira/Santa Cruz, Praça da Árvore/Horizonte Azul, Vila Calu/Term. Sto Amaro, Nakamura/Santa Cruz, Caiçara/Julio Prestes, Vila Gilda/Ana Rosa, Vera Cruz/Term. Sto Amaro, Horizonte Azul/Term. Sto Amaro, agora ainda ameaçam cortar mais linhas! É essa a reorganização de linhas que a Prefeitura promete, sem nenhum diálogo com os seus usuários, que são os que deveriam decidir como o transporte público funciona. O corte de linhas diretas até o centro atende os interesses das empresas de ônibus, que veêm a sua catraca girando duas vezes e recebem mais dinheiro da Prefeitura, enquanto a população perde ainda mais tempo para ir para o trabalho e voltar pra casa. Isso sem contar que o transporte não é só para ir e para voltar pra casa. Queremos poder andar pela cidade aos finais de semana, queremos ônibus 24 horas, sequer temos ônibus diretos para acessar os próprios locais de cultura da zona sul.

Estamos cansados de acordar de madrugada, andar muito até o ponto com crianças, compras de supermercado, e depois ainda ter que esperar mais e mais no terminal para pegar outro  ônibus, já que as nossas linhas foram cortadas. Além disso, temos um terminal que não suporta nem as linhas atuais, que tem ônibus empacados na estrada, piorando ainda mais o trânsito. Tá tudo sufocado no Terminal Angela!

Queremos um transporte público de verdade, que quem vai mandar é o povo!

Exigimos a extensão da Linha 5 Lilás do Metrô até o Jardim Ângela, o início da obra de duplicação da M’Boi e a volta das seguintes linhas de ônibus:

- 637C -10 Jd. Jacira / Pinheiros

- 695J-10 Jd. Jacira / Metrô Santa Cruz

-  674A-10 Jd. Horizonte Azul / Metrô Praça da Árvore

- 6065-10 Vila Calu / Terminal Santo Amaro

- 677K-10 Jd. Nakamura/ Metrô Santa Cruz- 609C-10 Jd. Caiçara/ Praça Julio Prestes

- 677A-10 Vila Gilda/ Metrô Ana Rosa

- 6850-10 Jd. Vera Cruz / Terminal Santo Amaro

LUTA DO TRANSPORTE NA M’BOI MIRIM

SOS Transportes M’Boi Mirim / Movimento Passe Livre / Associação de Moradores da Favela do Bombeiro / Associação de Moradores do Jd. Tancredo / Coletivo Katu / Associação de Moradores do Jd. Vera Cruz / Movimento Autônomo do Subúrbio / Associação de Moradores do Jd. Horizonte Azul / Associação de Moradores da Vila Calu

(FONTE: Movimento Passe Livre - MPL)

Fonte: VEJA SÃO PAULO