Veículos

Novidades nas concessionárias de motos da capital

O curioso modelo indiano com sidecar é uma delas

Por: Marcelo Brettas

Motos de luxo
Antonio Carlos com sua Royal Enfield: passeios em família (Foto: Ricardo Dôangelo)

Se você cruzar pelas ruas de São Paulo com uma moto de aparência antiga e alguns braços unindo-a a um sidecar, espécie de carrinho lateral capaz de transportar um passageiro extra, fique tranquilo: não se trata de nenhuma miragem retrô. O veículo em questão é apenas uma das várias novidades em duas rodas — ou, no caso, três — que acabam de chegar à cidade.

Fabricado pela indiana Royal Enfield, o modelo passou a ser vendido aqui no começo do ano, ao preço de 33 000 reais na versão completa (pode-se comprar somente o sidecar, por 8 500 reais, e adaptá-lo em outros modelos). O funcionário público Antonio Carlos Pinheiro investiu no negócio para levar a mulher, Anna Clara, e a filha Luiza, de 5 anos, em seus passeios motorizados. “Poder carregar toda a família representou um atrativo extra na hora de decidir a compra”, afirma.

Kawasaki Z800
A Kawasaki Z800, vendida a partir deste mês, tem motor com 113 cv de potência e custa 38 990 reais na versão com freios BS (Foto: Divulgação)

Impulsionados pelo crescimento do segmento de motos premium na metrópole, fabricantes e importadores se apressam em trazer em prazo recorde os seus principais lançamentos ou até montá-los no país em busca de preços cada vez mais competitivos. Esse é o caso da Diavel Carbon, a primeira Ducati criada fora da Itália.

A versão fabricada a partir deste mês em Manaus chegou às lojas daqui por 69 900 reais, quase 10 000 reais a menos do que a importada. Primeiro cliente a adquirir a joia, o empresário Fábio Neri ganhou uma recepção com direito a taça de champanhe na hora de retirar sua moto na loja, no bairro do Itaim Bibi. “Costumo ser rápido nas minhas decisões, mas não imaginava que seria o cliente número 1 da montadora”, conta. “Em 2013, pretendemos comercializar 1 200 motocicletas no país, quase metade delas em São Paulo”, prevê Ricardo Susini, diretor-geral da Ducati no Brasil.

BMW F 800 GS
A nova BMW F 800 GS vem com ABS de fábrica e controle de tração opcional. Preço: 42 900 reais (Foto: Divulgação)

Outro modelo que chega inteiramente reformulado, também montado em Manaus, é o BMW F 800 GS, que agora ganhou novo desenho, freios ABS de série e controle de tração. Essa versão, que se adapta bem a qualquer tipo de terreno, é um dos grandes sucessos da marca alemã e passa a ser vendida a partir deste mês na capital, por 42 900 reais, em três opções de cor: marrom metálico, branco alpino e azulcórdoba.

O fabricante vem priorizando o mercado nacional graças aos bons resultados colhidos na cidade. No mês passado, a BMW divulgou uma lista com as cinquenta maiores concessionárias — em volume de vendas — de todo o mundo. A líder do ranking é a paulistana Caltabiano, no bairro de Pinheiros.

a Harley-Davidson  Electra Glide Ultra Limited
A cobiçada Harley-Davidson Electra Glide Ultra Limited 110th Anniversary Edition custa 74 900 reais (Foto: Divulgação)

A Harley-Davidson, uma das empresas estrangeiras mais antigas do setor a marcar presença no nosso mercado, está lançando por aqui até o fim deste mês quatro versões comemorativas de seus 110 anos: Dyna Super Glide Custom, Fat Boy Special, Heritage Softail Classic e Electra Glide Ultra Limited. Em comum, os modelos da lendária marca americana trazem pintura exclusiva em dois tons (vintage black e vintage bronze) e o medalhão dos 110 anos no tanque, entre outros detalhes.

Os preços variam de 41 900 a 74 900 reais. O fabricante vai celebrar seu aniversário com eventos em onze países. No Brasil, a festa será no dia 1º de junho, na nova Arena Anhembi, em São Paulo, e contará com a presença de Bill Davidson, bisneto de um dos fundadores da empresa e vice-presidente do Museu Harley-Davidson.

Fonte: VEJA SÃO PAULO