Bairros

25 motivos para amar a Freguesia do Ó

Por: Andreza Monteiro - Atualizado em

Freguesia do Ó - Largo da Matriz
Largo da Matriz na Freguesia do Ó, Zona Norte da cidade (Foto: Douglas Cometti/Folhapress)

A Freguesia do Ó, localizada no noroeste da cidade, é uma das regiões mais antigas de São Paulo, com mais de 435 anos. Quem cresce por ali não costuma querer sair. Pelo contrário, há um sentimento de verdadeira paixão pela região. Listamos 25 motivos que tornam o bairro especial.

1 - Várias características da região foram preservadas. Andar pelas ruas do bairro é recordar de tempos antigos. Ainda há aquele jeitinho de cidade interiorana, que só perdeu um pouco esse perfil porque na última década, assim como outros pontos da cidade, passou a ser alvo da febre imobiliária.

25 motivos para amar Itaquera

2 - Não tem como falar da Freguesia do Ó sem citar o Largo da Matriz, o local mais famoso da região. A praça é cercada por bares e restaurantes conhecidos e premiados, além de ser palco de festivais e encontros da galera. A Igreja de Nossa Senhora do Ó é um marco, construída em 1901, após a primeira matriz ser destruída em um incêndio.

3 - A área gastronômica é um dos pontos mais atrativos da região, com diversos bares e restaurantes. Um deles, o tradicional bar Frangó, localizado no Largo da Matriz, serve uma saborosa coxinha. A carta de cervejas também é um dos motivos pelo qual o bar é o bastante procurado, tendo vencido prêmios conceituados, como “Melhor Carta de Cervejas”, do especial VEJA COMER & BEBER 2012.

25 motivos para amar o Jabaquara

4 - A Pizzaria Bruno está entre as três primeiras pizzarias abertas na cidade, fundada em 1939. Desde então, a casa funciona no mesmo local, no entorno do Largo da Matriz.

FrangÓ
Frangó: famoso pelas coxinhas e pela carta de cerveja (Foto: Mariana Buck)

5 - Outros estabelecimentos também são endereços oficiais dos frequentadores que buscam opções gastronômicas e badaladas da região, como o Empório Nordestino.

6 - Considerado o coração financeiro da Freguesia, o Largo do Clipper é sempre um bom local para achar o que precisa. 

7 - O comércio popular da extensa Avenida Itaberaba também é um local onde os frequentadores da região buscam produtos e serviços. Bater perna pela avenida é algo tradicional para quem vive por ali. Se você nunca passeou pela Itaberaba, você não sabe o que é curtir a Freguesia.

25 motivos para amar o Bixiga

8 - As pistas para caminhada das avenidas General Edgar Facó e Inajar de Souza trazem de volta a chance do uso saudável das grandes vias da capital.

Contrafilé do Empório Nordestino
Contrafilé do Empório Nordestino: com vários acompanhamentos, serve até duas pessoas (Foto: Fernando Moraes)

9 - As comemorações do Largo da Matriz são um sucesso na região. As principais festas são promovidas por grupos ligados à Paróquia Nossa Senhora do Ó. A Festa do Divino é celebrada 50 dias após a Páscoa e segue um ritual desde quando começou a ser festejada, há quase 200 anos. Também é conhecida na região a festa do Assentamento da Cruz, que ocorre no mês de maio.

25 motivos para amar a Lapa

10 - Organizada pela paróquia para fins beneficentes, a Feira das Nações da Freguesa do Ó traz a cultura de diversas partes do mundo. O evento conta com representações artísticas e muita gastronomia, atraindo milhares de visitantes.

11 - Todos os anos romeiros percorrem a pé um trajeto de 60 quilômetros entre a Freguesia e Pirapora do Bom Jesus.

12 - O Largo da Matriz Velha, onde foi construída a primeira Igreja Mariz da Freguesia, destruída por um incêndio em 1896, ainda é responsável por belas recordações guardadas pelos moradores mais antigos e reproduzidas sempre que algum curioso se interessa em ouvi-las.

25 motivos para amar Perdizes

13 - A região ainda possui casas que foram construídas em meados do século XX, que mantém viva a história não apenas da Freguesia do Ó e região, mas também da cidade de São Paulo.

Rosas de Ouro
Desfile da Rosas de Ouro (Foto: Heitor Feitosa/VEJA.COM)

14 - No Carnaval, a Freguesia também tem seu espaço, sendo a casa da Sociedade Rosas de Ouro, umas das escolas de samba mais antigas e reconhecidas da cidade, heptacampeã do Carnaval de São Paulo. Milhares de pessoas participam dos ensaios na quadra da escola.

15 - Citando a boa farra de Carnaval, não há como esquecer da folia de rua. O bloco mais mais famoso da região, o Urubó, realiza seus desfiles no entorno da Praça da Matriz.

25 motivos para amar o Morumbi

16 - E poder assistir anualmente as festas juninas no Colégio Jácomo Stávale?

17 - Outra festividade imperdível é a comemoração de aniversário do bairro, no fim de agosto. Nas celebrações são realizados shos e atividades culturais em locais como a Casa de Cultura Salvador Libabue, o CDC de Vila Palmeiras e a Praça da Matriz.

18 - O Centro Esportivo Aurélio Campos, mais conhecido como CEEFÓ (Centro Esportivo da Freguesia do Ó), é ponto de encontro da galera que curte praticar esportes. 

25 motivos para amar a Liberdade

19 - Assistir aos campeonatos de futebol de várzea no campo do 7 de Setembro é um programa lendário para os amantes do esporte. Mesmo quem não fã do 'soccer' admite que o local está no coração do povo da Freguesia.

20 - A região também conta com tradicionais clubes de malha e bocha.

25 motivos para amar a Vila Madalena

21 - Um local que encanta a todos que visitam o Largo da Matriz é a Casa de Cultura Salvador Ligabue. O centro cultural traz um mundo de opções e conexões, com shows e  exposições.

Arraial do Centro de Tradições Nordestinas 2171
Arraial no Centro de Tradições Nordestinas  (Foto: tHAMILY Massari)

22 - A pista de skate da Praça Flavio Rangel, na Avenida Miguel Conejo, tem intenso movimento durante todo o dia. Sempre com a pista disputada, o local atrai grupos que se organizam entre si inclusive para manter o local bem cuidado.

23 - A localização da Freguesia também é um motivo parra amar a região. Está a poucos minutos do centro e da Barra Funda, onde está o Memorial da América Latina. Os moradores também chegam facilmente ao Centro de Tradições Nordestinas, no bairro do Limão.

24 - Os moradores do bairro sempre buscam se organizar em grupos com o intuito de cuidar e reivindicar melhorias. Esse espírito de comunidade em sintonia é uma das razões pelo qual o bairro preserva sua história ao longo de tanto tempo.

25 - Após muitos anos de reivindicações, o sonho do metrô está perto de ser realizado, o que irá melhorar ainda mais o acesso às outras regiões da cidade. 

Fonte: VEJA SÃO PAULO