Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Terça (30)

Confira a programação de hoje

Por: Redação VEJINHA.COM - Atualizado em

Uma História de Amor e Fúria - 36ª Mostra Internacional de Cinema
Com traços de HQ, ‘Uma História de Amor e Fúria’ repassa episódios marcantes da história do Brasil: Cine Livraria Cultura 1, 16h10 (Foto: Divulgação)

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - FREI CANECA 1

13h - SINFONIA DE UM HOMEM SÓ (idem, ficção, Brasil, 2012. Dir.: Cristiano Burlan) - Inspirado na composição Sinfonia para um Homem Só (1950), de Pierre Henry, o drama narra em três movimentos – prelúdio, adágio e posfácio – a história de um homem comum que sai de uma cidade interiorana para tentar a vida em São Paulo. Falado em português. Legendas eletrônicas em inglês. 16 anos. Outra sessão: quarta (31), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 2, 13h.

14h50 - PEDAÇOS DE MIM (Des Morceaux de Moi, 89min, ficção, França, 2012. Dir.: Nolwenn Lemesle) - Em uma família francesa, todos parecem estar em crise: o pai envelheceu antes do tempo, a mãe é perturbada e um dos filhos filma tudo o tempo todo. Uma noite, a irmã que estava desaparecida, Sarah, ressurge. Falado em francês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Livre. Outras sessões: quarta (31), CineSesc, 16h; quinta (1º/11), Cinemark - Shopping Cidade Jardim 6, 19h.

16h40 - NOITE Nº1 (Nuit #1, 91min, ficção, Canadá, 2011. Dir.: Anne Émond) - Nicolai é um homem de 31 anos que leva uma vida simples. Em uma rave, ele conhece Clara, uma professora que parece ser muito diferente dele: baladeira compulsiva, ela também se sente deslocada no mundo. Falado em francês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 18 anos.

18h30 - REPARE BEM (idem, documentário, Brasil/Itália/França, 2012. Dir.: Maria de Medeiros) - O longa dirigido pela atriz Maria de Medeiros registra os testemunhos de Denise Crispim e de sua filha, Eduarda Ditta Crispim Leite, que se viram obrigadas a viver longe do Brasil para fugir da perseguição política da ditadura militar nos anos 70. Falado em italiano, português. Legendas eletrônicas em português. 10 anos.

20h20 - EL RESQUICIO (idem, ficção, 102min, Colômbia/Argentina. Dir.: Alfonso Acosta) - O adolescente Tomás, de 17 anos, e sua irmã mais nova, Marcela, saem de casa para ir a uma festa à fantasia. Ela nunca retorna. Um ano depois, o rapaz e sua família vão a uma casa de campo na tentativa de superar a tragédia. Falado em espanhol. Legendas eletrônicas em português. 14 anos. Outra sessão: quarta (31), Cinespaço Granja Vianna 1, 19h.

22h20 - INVERNO DA DESILUSÃO (El Sheta Elli Fat, 94 min., Egito. Dir.: Ibrahim El Batoot) - Durante os protestos na Praça Tahir no Cairo, em 2011, o ativista Amr, o jornalista Farah e o Secretário de Segurança do Estado Adel experimentam uma realidade em mudança que levaram a renúncia do presidente Mubarak. Os personagens precisam enfrentar uma atmosfera às vezes surreal de terror, incerteza e euforia em massa daqueles dias que mudaram a história. Falado em árabe. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 12 anos.

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - FREI CANECA 2

13h - PARA ELISE (Für Elise, ficção, Alemanha, 2011. Dir.: Wolfgang Dinslage) - Elise é uma adolescente otimista de 15 anos que precisa lidar com sua mãe, Betty, uma mulher egocêntrica e viciada em bebida. As perspectivas são boas quando eles conhecem Ludwig, de 39 anos. Só que o homem se apaixona não por Betty, mas por Elise. Falado em alemão. Legendas eletrônicas em português. 12 anos.

14h50 - WALK AWAY RENÉE (idem, documentário, 90 min. França, 2011. Dir.: Jonathan Caouette) - Jonathan Caouette atravessa o país com sua mãe portadora de doença mental. Falado em inglês. Legendas eletrônicas em português. 14 anos. Outra sessão: quinta (1º/11), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 1, 13h.

16h40 - UM ATO DE CARIDADE (Paziraie Sadeh, ficção, 100 min. Irã, 2012. Dir.: Mani Haghighi) - Um homem de braço engessado e uma mulher bem vestida atravessam de carro uma região montanhosa. O porta-malas do veículo está cheio de sacos plásticos cheios de dinheiro cujo destino são comunidades carentes. Estarão os dois realmente em uma missão caridosa, ou será isso um jogo ambíguo entre tentação e valores morais? Falado em farsi. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 18 anos.

18h40 - BABELDOM (idem, ficção, 81min, Inglaterra. Dir.: Paul Bush) - Babeldom é uma metrópole do futuro que cresce em velocidade acelerada. Como podem dois amantes se comunicar, um vivendo dentro e outro fora da cidade? Falado em inglês. Legendas eletrônicas em português. 10 anos.

20h20 - LA NOCHE DE ENFRENTE (Idem, 110min, ficção, Chile/França, 2012. Dir.: Raúl Ruiz) - Morto em agosto de 2011, o diretor chileno deixou incompleto este drama que acompanha três fases na vida de um homem à beira da morte. Exibido na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes. Falado em espanhol. Legendas eletrônicas em português. 14 anos. Outra sessão: quinta (1º/11), Reserva Cultural 1, 18h20.

22h30 - ENCONTRANDO LEILA (Ashnaee ba Leila, ficção, 89min, Irã. Dir.: Adel Yaraghi) - Prestes a se casar, um diretor de agência de publicidade recebe de sua noiva uma condição: ele deve parar de fumar. O problema é que, para ele, fumar é parte essencial no seu processo criativo. Falado em farsi. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Livre.

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - FREI CANECA 3

14h - AQUELE QUERIDO MÊS DE AGOSTO (Idem, 150min, ficção, Portugal, 2008. Dir.: Miguel Gomes) -Em meio às montanhas portuguesas, o mês de agosto é repleto de atividades. Migrantes voltam para casa, soltam fogos de artifício, cantam em karaokês, bebem cerveja. Essa atmosfera de festa desvia a atenção de uma equipe de filmagem, que tenta realizar uma produção de baixo orçamento sobre as relações entre três músicos de uma banda de bailes. Falado em português de portugal. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 12 anos.

17h - A COLÔNIA (Poselenije, documentário. Rússia, 2001. Dir.: Sergei Loznitsa) - Um dia na vida de uma colônia para pessoas com problemas mentais. Localizada em uma paisagem tranquila, ela transmite a imagem de um lugar puro, feliz, onde as pessoas vivem e trabalham juntas, em completa harmonia. Mas há um crescente e inexplicável sentimento de ansiedade e desesperança. Sem diálogos. Falado em sem diálogos. Legendas em sem legendas. 16 anos.

19h - A CAÇA (Jagten, ficção, 115 min. Dinamarca, 2012. Dir.: Thomas Vinterberg) Mads Mikkelsen levou o prêmio de Melhor Ator na última edição do Festival de Cannes por este trabalho. Ele interpreta o professor Lukas, acusado injustamente de molestar sexualmente uma de suas alunas. Sua vida é transformada em um inferno por seus amigos e vizinhos. Falado em dinamarquês. Legendas em português. 14 anos. Outra sessão: quinta (1/11), Espaço Itaú de Cinema - Augusta 3, 18h.

21h30 - A BELA QUE DORME (Bela Addormentata, ficção, 115 min. Itália, França. 2012. Dir.: Marco Bellocchio) - Do mesmo diretor de Vincere, Marco Bellocchio agora apresenta um drama centrado nos últimos dias de vida de Luana Englaro, que viveu 17 anos em estado vegetativo. A decisão de por fim à sua vida chocou a opinião pública italiana. Com Isabelle Huppert e Alba Rohrwacher. Falado em francês, italiano, latim. 12 anos.

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - FREI CANECA 4

14h - OURO COLOMBIANO: 400 ANOS DE MÚSICA DA ALMA (Oro Colombiano: 400 Años de Musica Del Alma, 63min, documentário, 2012. Dir.: Sanjay Agarwal e Ivan Higa) - Uma jornada musical pela costa caribenha da Colômbia, o filme analisa a herança musical da região, que mistura as culturas africana, indígena e européia. Falado em espanhol. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Livre. Outra sessão: quinta (1/11), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 5, 14h.

15h20 - MINHA VIDA EM NAIRÓBI (Nairobi Half Life, ficção, 96min, Alemanha/Quênia, 2012. Dir.: Tosh Gitonga) - Morador do Quênia, um aspirante a ator sonha como o sucesso na cidade grande. Para desgosto dos pais e do irmão, ele se muda para Nairóbi, a cidade das oportunidades, é roubado e perde todo o seu dinheiro. Em pouco tempo, é arrastado para um mundo de roubo e violência. Falado em suaíle. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 12 anos.

17h20 - KILL ME (Töte Mich, drama, 91 min. França, Alemanha, Suíça, 2011. Dir.: Emily Atef) - A melancólica Adele propõe a Timo, um fugitivo da polícia, que não o entregá às autoridades se ele lhe prestar um favor: que a empurre de um precipicio. No início, ele aceita e os dois fogem para o meio de uma floresta em busca de uma montanha bem alta. Com o tempo, os dois se aproximam, mas isso pode prejudicar os planos de Adele. Falado em alemão, francês, inglês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Livre. Outra sessão: quarta (31), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 3, 15h.

19h10 - O AMIGO ALEMÃO (El Amigo Alemán, 99 min., Alemanha, Argentina. Dir.: Jeanine Meerapfel) - Vizinhos desde a infância, Sulamit e Fredrich são filhos de pais alemães que migraram para a Argentina durante a Segunda Guerra Mundial. A partir dos anos 50, eles vivem uma história de amor que se desenrola por vários anos numa sucessão de desencontros. Falado em alemão, espanhol. Legendas eletrônicas em português. 14 anos. Outra sessão: quinta (1º/11), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 3, 18h30.

21h10 - O PARAÍSO DOS ANIMAIS (Le Paradis de Bêtes, 104min, ficção, França, 2012. Dir.: Estelle Larrivaz) - Dominique é um pai possessivo que administra um pet shop com sua irmã. Quando a relação violenta com sua mulher Cathy sai do controle, ele foge com seus filhos Clarisse e Ferdinand. Escondido em uma estação de esqui de luxo, ele cria um mundo de fantasia para ser amado pelas crianças. Falado em francês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 14 anos. Outras sessões: quarta (31), Cine Olido, 17h; quinta (1º/11), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 5, 17h10.

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - FREI CANECA 5

14h - PROGRAMA LOZNITSA 1 (88min). Curtas do cineasta Sergei Loznitsa. A Estação de Trem (Polustanok, 25min); Retrato (Portrait, 28min); Vida, Outono, codirigido por Marat Magambetov, 35min). Falado em russo. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 16 anos. Outra sessão: quinta (1/11), Cine Livraria Cultura 2, 17h40.

15h50 - SHUN LI E O POETA (Io Sono Li, ficção, 100 min. Itália, França, 2011. Dir.: Andrea Segre) - Um estudo sobre a amizade entre uma mulher chinesa e um pescador iugoslavo, que foi para a Itália. Falado em italiano. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 16 anos.

17h50 - MYSTERY (idem, 98min, ficção, China/França, 2012. Dir.: Lou Ye) - Lu Jie não faz ideia que seu marido Yongzhao leva uma vida dupla, até o dia em que ela o vê entrando em um hotel com uma garota. Poucas horas depois, a jovem morre atropelada. O novo filme do diretor de Summer Palace (2006) e Amor e Dor (2011) foi exibido na mostra Um Certo Olhar, no Festival de Cannes. Falado em mandarin. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 16 anos. Outras sessões: quarta (31), Espaço Itaú - Frei Caneca 3, 17h; quinta (01/11), Espaço Itaú de Cinema - Augusta 3, 16h.

19h50 - AMANHÃ ? (Demain?, 100 min. Ficção. França, Portugal, 2012. Dir.: Christine Laurent) - Cinebiografia sobre a poetisa uruguaia Delmira Agustini, que às vésperas da Primeira Guerra Mundial, escrevia sobre o corpo e a sexualidade feminina. O longa ainda apresenta a admiração de sua obra por poetas como Rubén Dario e Manuel Ugarte e seu casamento com Enrique Job Reyes. Falado em francês, português. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Livre. Outra sessão: quinta (1/11), Cinemateca - Sala Petrobras, 14h.

21h50 - A PAREDE (Die Wand, 108 min. Ficção. Áustria, Alemanha, 2012. Dir.: Julian Roman Pölsler) - Grupo de amigos viaja pelas montanhas austríacas onde planejam passar um fim de semana de descanso. No dia seguinte, uma mulher do grupo descobre que os demais desapareceram. Ela parte em busca de seus amigos e descobre uma parede invisível que vai separá-la do resto do mundo para sempre. Falado em alemão. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 10 anos. Outras sessões: quarta (31), FAAP, 11h; quinta (1/11), Matilha Cultural, 14h.

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - FREI CANECA 6

14h - A FLORESTA DE JONATHAS (idem, ficção, Brasil, 2012. Dir.: Sergio Andrade) - O longa amazonense, exibido na competição do Festival do Rio, acompanha o dia-a-dia de Jonathas (papel de Begê Muniz) e o seu irmão Juliano (Ítalo Castro). Eles vivem em um sítio à beira de uma estrada, onde montaram uma barraca de frutas. Enquanto os outros garotos aprendem a cultivar tomates, Jonathas sonha em uma vida diferente da que leva. Falado em português. Legendas eletrônicas em inglês. 12 anos. Haverá debate após a sessão.

16h - O GUIA PERVERTIDO DA IDEOLOGIA (The Perverted Guide to Ideology, 134min, documentário, Irlanda, 2006. Dir.: Sophie Fiennes) - Os realizadores de O Guia Pervertido do Cinema (também em exibição na Mostra) retornam a busca por significados escondidos no cinema, guiados pelo filósofo esloveno Slavoj Zizek. Falado em inglês. Legendas eletrônicas em português. Livre. Outra sessão: quarta (31), Cine Sabesp, 20h.

18h30 - UMA JANELA PARA O VERÃO (Fenster zum Sommer, drama, 96 min. Alemanha, Finlândia, 2011. Dir.: Hendrik Handloegten) - Juliane parece ter uma vida feliz ao lado de August, seu grande amor. Certa manhã, no entanto, ela acorda e descobre que foi inexplicavelmente jogada para seu passado. É um passado em que os dois nem se conheciam. Será que ela vai mudar algum fato para que seu futuro seja diferente? Falado em alemão. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 12 anos. Outra sessão: quarta (31), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 5, 22h.

20h50 - LADRÃO (Booster, 75 min, ficção, EUA, 2012. Dir.: Matt Ruskin) - Quando o irmão de Simon é preso por assalto à mão armada, ele comete uma série de crimes parecidos para que seu irmão seja inocentado. Preso entre a lealdade ao seu irmão e sua própria vontade, Simon é forçado a examinar sua vida. Falado em inglês. Legendas eletrônicas em português. 12 anos.

22h20 - HEMEL (idem, ficção, 80min, Holanda/Espanha, 2012. Dir.: Sacha Polak) - Hemel gosta de se divertir com homens, mas o pai dela, Gijs, é o único que realmente importa em sua vida. Quando Gijs se apaixona por uma jovem, Hemel se vê sozinha. Venceu Prêmio da Crítica Internacional no Festival de Berlim. Falado em alemão, espanhol, árabe, inglês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 14 anos. Outra sessão: quinta (1/11), Cine Livraria Cultura 2, 21h10.

CINE SABESP

14h - DINOTASIA (idem, 83 min. Animação. EUA, 2012. Dir.: David Krentz e Erik Nelson) - Uma viagem cinematográfica pela era dos dinossauros através de uma série de histórias curtas. Narrado pelo cineasta Werner Herzog, o filme faz uma reconstituição digital precisa dos dinossauros, mostrando o mundo a partir de seu ponto de vista. Falado em inglês. Legendas eletrônicas em português. Livre.

15h40 - ENTRETEMPOS (idem, documentário, 98min, Brasil, 2012. Dir.: Henri Arraes Gervaiseau) - Por um viés poético, o diretor apresenta as lembranças e experiências dos integrantes da Associação Paulo Freire. Num esforço conjunto, eles abrigaram cerca de 100 famílias na Cidade Tiradentes, em São Paulo. Esse processo, que durou dez anos, é descrito na narrativa. Falado em português. Legendas em inglês. Livre. Haverá debate após a sessão.

17h40 - BRUTAL (Die Räuberin, ficção, 92min. Alemanha, 2011. Dir.: Markus Busch) - No início do inverno, numa viagem ao extremo norte da Alemanha, a atriz Tania, de 43 anos, conhece Thore, de 15. Após esse envolvente encontro, ela decide tirá-lo de seus pais. Falado em alemão. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 12 anos. Outra sessão: quinta (1/11), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 5, 19h10.

19h30 - LIV & INGMAR - UMA HISTÓRIA DE AMOR (Liv & Ingmar, 83 min. Documentário. Noruega, Reino Unido, Índia, 2012. Dir.: Dheeraj Akolkar) - O documentário discorre sobre a relação de 42 anos entre a atriz norueguesa Liv Ullmann e o diretor sueco Ingmar Bergman. Narrado sob o ponto de vista de Liv, o filme é construído a partir de uma entrevista com a atriz e de imagens dos filmes realizados por ambos, com cenas dos bastidores, fotografias, trechos de Changing - autobiografia da atriz - e cartas pessoais de Ingmar para ela. Falado em inglês, sueco. Legendas eletrônicas em português. 10 anos. Outra sessão: quarta (31), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 4, 22h15.

21h10 - DENTE POR DENTE (Diente por Diente, ficção, 90min, México. Dir.: Miguel Bonilla) - Na Cidade do México, o escritor Pablo Kramsky é vítima de um roubo na casa onde mora. Após o trauma, ele passa a se sentir vulnerável e desprotegido. Um companheiro de trabalho faz, então, uma oferta que, para ele, parecerá tentadora: comprar uma arma. Falado em espanhol. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 16 anos.

CINEMATECA - SALA BNDES

15h - LONGE DO VIETNÃ (Loin du Vietnam, 120min, documentário, França, 1967. Dir.: Joris Ivens, William Klein, Claude Lelouch, Agnès Varda, Jean-Luc Godard, Chris Marker e Alain Resnais) - Idealizado por Chris Marker, o filme francês coletivo reúne curtas criados para combater a propaganda americana e a cobertura da mídia sobre a Guerra do Vietnã. Foi produzido pelo grupo ativista SLON, Sociedade para o Lançamento de Novas Obras. Falado em francês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 16 anos. Outras sessões: quarta (31), Cine Livraria Cultura 2, 16h; quinta (1/11), Cine Olido, 17h.

17h15 - LONGE DO AFEGANISTÃO (Far from Afghanistan, 129 min. Documentário. EUA, 2012. Dir.: John Gianvito, Travis Wilkerson, Jon Jost, Minda Martin e Soon-Mi Yoo) - Dirigido por cinco cineastas americanos e um coletivo de jovens jornalistas afegãos, este documentário é um olhar sobre a mais longa guerra dos EUA no exterior. Inspirado pelo filme colaborativo Loin du Vietnam (1967), o filme une diferentes cineastas no esforço internacional de rediscutir a política norte-americana de intervenção política e militar. Falado em inglês. Legendas eletrônicas em português. 12 anos.

19h30 - BALLET AQUATIQUE (Idem, 50min, documentário, França, 2011. Dir.: Raúl Ruiz) - Em um de seus últimos projetos, o diretor chileno celebra os filmes do documentarista Jean Painlevé, que inovou ao mesclar ciência e surrealismo. Falado em francês. Legendas eletrônicas em português. Livre.

20h40 - MIRADAS MÚLTIPLAS - O UNIVERSO DE GABRIEL FIGUEROA (Miradas Múltiples – La Máquina Loca, documentário, 90min, México/França/Espanha, 2012. Dir.: Emilio Maillé) - O filme mergulha no estilo de um dos mais importantes diretores de fotografia da história do cinema, Gabriel Figueroa, que trabalhou com cineastas como Luís Buñuel e John Ford. Falado em espanhol, português, inglês, francês, italiano, japonês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 10 anos.

CINEMATECA - SALA PETROBRAS

14h - ALMA CORSÁRIA (idem, ficção, Brasil, 1993. Dir.: Carlos Reichenbach) - Em tons autobiográficos, o diretor Carlos Reichenbach (morto este ano) narra a trajetória de dois amigos, que cresceram juntos e seguiram caminhos diferentes. Vencedor do Candango de Melhor Filme no Festival de Brasília. Falado em português. 16 anos.

16h10 - ESTUDANTE (Student, 90 min, ficção, Cazaquistão, 2012. Dir.: Darezhan Omirbayev) - Drama inspirado em Crime e Castigo, do russo Fiódor Dostoiévski. Um estudante de filosofia aluga um quarto no porão de uma velhinha que mora num bairro afastado. Sem dinheiro, o jovem decide assaltar uma mercearia próxima. As coisas não saem como planejadas ao passo que o sentimento de culpa cresce rapidamente. Exibido na mostra Um Certo Olhar, do Festival de Cannes. Falado em cazaque. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 12 anos.

18h - O PESO DA CULPA (Schuld Sind Immer die Anderen, ficção, 93min, Alemanha, 2012. Dir.: Lars-Gunnar Lotz) - Preso quando adolescente, Benjamin ganha uma chance de recomeçar em uma nova família. Mas quando ele se encontra com a dona da casa, Eva, se surpreende: ela não sabe, mas é uma de suas vítimas. Falado em alemão. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 12 anos.

20h - O SORRISO DO CHEFE (Il Sorriso Del Capo, 75min, documentário, Itália, 2011. Dir.: Marco Bechis) - O diretor chileno do drama Terra Vermelha (2008) analisa a forma como o cinema foi usado na estratégia de propaganda do ditador italiano Benito Mussolini (1925-1943). O documentário é baseado nos arquivos do Instituto Luce, criado por Mussolini para divulgar a filosofia fascista. Falado em inglês, italiano. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 18 anos. Outras sessões: quarta (31), Espaço Itaú de Cinema - Augusta 3, 20h30; quinta (1/11), FAAP, 19h.

CINE LIVRARIA CULTURA 1

14h - NO (idem, 105min, ficção, Chile, 2012. Dir.: Pablo Larraín) - Bem recebido na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes, drama do diretor chileno Pablo Larrain (de Tony Manero e Post Mortem) enfoca o plebiscito de 1988, quando o povo chileno votou contra ou a favor da permanência de Augusto Pinochet no poder. Gael Garcia Bernal interpreta um publicitário que participa da campanha para que se diga não ao general. Falado em espanhol. Legendas em português. Legendas eletrônicas em inglês. 14 anos. Outra sessão: quarta (31), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 5, 19h50.

16h10 - UMA HISTÓRIA DE AMOR E FÚRIA (idem, ficção, 75min, Brasil, 2012. Dir.: Luiz Bolognesi) - Em tom épico, o longa de animação para adolescentes e adultos repassa episódios marcantes da história do Brasil – das batalhas entre tupinambás e tupiniquins ao golpe militar de 1964 - com traços de HQ. Falado em português. Legendas eletrônicas em inglês. livre. Haverá debate após a sessão.

17h40 - POST MORTEM (idem, 98 min., Chile, México, Alemanha. Dir.: Pablo Larraín) - Chile, 1973. Nos dias que antecedem o Golpe de Estado e os últimos dias de Salvador Allende como presidente, Mario Cornejo trabalha em um necrotério datilografando o relatório das autópsias efetuadas pelos médicos legistas. Ele se envolve com uma dançarina de cabaré, que desaparece misteriosamente na manhã de 11 de setembro. Filme concorreu ao Leão de Ouro no Festival de Veneza. Falado em espanhol. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 18 anos. Outra sessão: quarta (31), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 5, 14h.

19h40 - ERA UMA VEZ NO OESTE (Once Upon a Time in West, 165min., faroeste. Itália, EUA, 1968. Dir.: Sergio Leone) Um pistoleiro misterioso apelidado de Harmonica chega a uma cidadezinha no Velho Oeste em busca de vingança contra Frank, um inescrupuloso assassino de aluguel, acusado de matar uma família inteira. O filme é considerado por muitos críticos a obra-prima de Sergio Leone. Falado em inglês. Legendas em sem legendas. Legendas eletrônicas em português. livre. Outras sessões: quarta (31), Cinemateca - Sala BNDES, 15h; quinta (1/11), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 2, 14h40.

22h40 - O GEBO E A SOMBRA (idem, 91min, ficção, Portugal, 2012. Dir.: Manoel de Oliveira) - Apesar da idade e do cansaço, Gebo continua trabalhando como contador para sustentar a família. Vive com a mulher, Dorotéia, e a nora, Sofia. Mas é a ausência do filho, João, que os preocupa. Subitamente, ele reaparece e tudo muda. O novo longa do diretor português Manoel de Oliveira, 103 anos, competiu no Festival de Veneza. Falado em francês. Legendas eletrônicas em português. 12 anos. Haverá debate após a sessão. Outra sessão: quarta (31), Espaço Itaú De Cinema - Frei Caneca 3, 19h.

CINE LIVRARIA CULTURA 2

16h - FRANCISCO BRENNAND (idem, documentário, 75min, Brasil, 2012. Dir.: Mariana Brennand Fortes) - O artista pernambucano, que criou um templo de esculturas no meio da mapa do bairro da Várzea do Capibaribe, em Recife, é retratado por sua sobrinha. A fotografia é assinada por Walter Carvalho, diretor de Raul – O Começo, O Fim e o Meio. Falado em português. Legendas eletrônicas em inglês. Livre. Haverá debate após a sessão.

17h30 - SALSIPUEDES (idem, 66min, ficção, Argentina, 2012. Dir.: Mariano Luque) - Carmen e o marido Rafa decidem acampar em uma bela floresta que não costuma ser muito frequentada por turistas. Apesar do ambiente paradisíaco, eles não conseguem aproveitar o feriado. Falado em espanhol. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 16 anos. Haverá debate após a sessão.

19h - PROGRAMA LOZNITSA 2 (82min) - Seleção de filmes do cineasta russo Sergei Loznitsa, de Minha Felicidade: Bloqueio (Blokada, 52min), Fábrica (Fabrika, 30min). Falado em sem diálogo. Legendas em sem legendas. 16 anos. Outra sessão: quinta (1/11), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 4, 21h10.

20h40 - INFERNO (Hell, terror, 89 min. Alemanha, 2011. Dir.: Tim Fehlbaum) - Nesta ficção científica com toques de terror, a humanidade luta para sobreviver ao seu maior inimigo: o sol. Falado em alemão. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 18 anos.

22h25 - FELICIDADE... TERRA PROMETIDA (Le bonheur... Terre promise, 94 min. Documentário. França, 2011. Dir.: Laurent Hasse) - Documentário sobre um andarilho anônimo que sai de casa numa manhã de inverno querendo atravessar a França a pé. Errante e disposto a romper com seus limites e hábitos, ele faz de sua caminhada uma maneira de conhecer novos lugares e pessoas. Segundo longa-metragem do diretor. Falado em francês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Livre. Outras sessões: quarta (31), Cine Olido, 19h30; quinta (1/11), Matilha Cultural, 20h30.

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - AUGUSTA 3

14h - CINEJORNAL (Predstavlenye, documentário, 82 min. Alemanha, Rússia, Ucrânia, 2008. Dir.: Sergei Loznitsa) - Baseado nos arquivos dos cinejornais de propaganda produzidos pela União Soviética entre as décadas de 1950 e 1960. O filme explora a vida de pessoas em toda a vasta extensão da pátria soviética, cheia de privações, dificuldades e rituais absurdos, mas ao mesmo tempo iluminada pelo brilho da ilusão comunista. Falado em russo. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 16 anos. Outra sessão: quarta (31), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 4, 14h.

15h40 - ÁFRICA NEGRA MÁRMORE BRANCO (Africa Nera Marmo Bianco, documentário, 77 min. Itália, Estados Unidos, 2011. Dir.: Clemente Bicocchi) - O ditador bilionário do Congo propõe transferir os restos mortais do explorador pacifista Peter Savorgnan de Brazza, que viveu no século 19, para seu túmulo em Argel, onde a população está passando fome. Um descendente de Brazza Italiano descobre a verdade por trás desta iniciativa. Violência, corrupção e traição fazem parte desta história. Falado em italiano. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Livre. Outra sessão: quinta (1/11), Cine Livraria Cultura 2, 19h30.

17h30 - O FIM DO AMOR (The End of Love, 90min, ficção, EUA, 2012. Dir.: Mark Webber) - O ator americano Mark Webber dirige este drama sobre Mark, um ator que se vê obrigado a assumir responsabilidades difíceis quando a mãe de seu filho pequeno morre. Selecionado para a competição do Festival de Sundance. Falado em inglês. Legendas eletrônicas em português. 16 anos. Outra sessão: quinta (1/11), Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca 4, 17h30.

19h30 - ALÉM DAS MONTANHAS (Dupa Dealuri, ficção, 150 min. Romênia, França, Bélgica. Dir.: Cristian Mungiu) - No Festival de Cannes deste ano, o longa levou o prêmio de melhor roteiro e as atrizes Cosmina Stratan e Cristina Flutur dividiram o troféu de melhor atriz. Elas interpretam duas amigas que cresceram em um orfanato, e muitos anos depois, se reencontram, modificadas pelo tempo. Falado em romeno. Legendas em português. 12 anos. Outra sessão: quarta (31), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 1, 21h10.

22h20 - ALPES (Alps, 93 min. Ficção. Grécia, 2011. Dir.: Yorgos Lanthimos) - Quatro pessoas atendem por nomes de montanhas, formando o curioso grupo conhecido como “Alpes”. Eles se encontram em um ginásio de um colégio, onde ajudam pessoas em luto pela morte de familiares. A situação muda drasticamente quando um deles, o líder, Mont Blanc, põe tudo a perder. Do mesmo diretor do premiado Dente Canino. Falado em grego, inglês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 18 anos.

RESERVA CULTURAL 1

14h - PERNAMCUBANOS - O CARIBE QUE NOS UNE (idem, documentário, 73min, Brasil, 2012. Dir.: Nilton Pereira) - As semelhanças culturais, musicais e religiosas entre duas regiões com raízes africanas: Cuba e Pernambuco. O que separa e une os dois lugares é apontado por uma diretora de teatro cubana, Fátima Patterson, e por uma artista e mãe de santo pernambucana, Bete de Oxum. Exibido no Festival do Rio. Falado em português, castelhano. Legendas em português. Legendas eletrônicas em inglês. Livre.

15h30 - CARMEL (Idem, 93min, documentário, Israel/França/Itália, 2009. Dir.: Amos Gitai) - O diretor faz um caleidoscópio de imagens a partir de acontecimentos antigos e recentes da história de Israel. Com narração da atriz Jeanne Moreau, o filme mostra Gitai visitando um acampamento do Exército israelense, onde lamenta os conflitos sem fim no Oriente Médio. Falado em hebraico,francês, árabe. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português.18 anos.

17h30 - MUNDO INVISÍVEL (idem, documentário, 70min, Brasil, 2012. Dir.: Vários diretores) - Em doze episódios, dirigidos por cineastas como Wim Wenders e Manoel de Oliveira, é discutida a invisibilidade no mundo contemporâneo. Leon Cakoff, criador da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, é um dos produtores do longa, ao lado de sua mulher, Renata de Almeida, que organiza hoje o evento. Falado em português, inglês, armênio. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 14 anos. Outras sessões: quarta (31), MIS - Museu da Imagem e do Som, 14h; quinta (1/11), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 1, 22h25.

19h30 - SINFONIA DA PRIMAVERA (Habllada La´Aviv Haboche, 105 min. Ficção. Israel, 2012. Dir.: Benni Torati) - Yosef Tawila é dono de uma cervejaria e sente falta de seus dias de glória como músico do Conjunto Turquesa. O filho de um amigo seu entra em seu lugar, mas traz más notícias: seu pai está morrendo de câncer no pulmão. Antes que seu amigo mora, Tawila fará de tudo para que o conjunto musical toque, pela primeira vez, a Sinfonia da Primavera Choramingona. Falado em hebraico. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Livre. Outra sessão: quinta (1/11), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 1, 14h45.

21h30 - PERDER A RAZÃO (À Perdre la Raison, 114min, ficção, França/Bélgica/França/Suíça. 2012. Dir.: Joachim Lafosse) - O diretor de Propriedade Privada (2006) e Lições Particulares (2008) mostra a relação doentia entre um casal, Murielle e Mounir, e o médico da família. Emilie Dequenne venceu o prêmio de melhor atriz na mostra paralela Um Certo Olhar, do Festival de Cannes. Falado em francês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Livre.

CINESESC

14h - O QUASE HOMEM (Mer Eller Mindre Mann, 75min, ficção, Noruega, 2012. Dir.: Martin Lund) - Henrik, 35 anos, convive com amigos da época de colégio como se ainda tivesse vinte e poucos anos. Sua mãe cuida dele e seu namoro não é dos mais sérios. Quando sua namorada engravida, ele se vê obrigado a arrumar um emprego e crescer. Falado em norueguês. Legendas eletrônicas em português. 14 anos. Outra sessão: quinta (1/11), Cinespaço Granja Vianna 1, 19h.

15h30 - 25/11 O DIA EM QUE MISHIMA ESCOLHEU O SEU DESTINO (11.25 Jiketsu No Hi:Mishima Yukio To Wakamono-Tachi, 119 min. Ficção. Japão, 2011. Dir.: Koji Wakamatsu) - Em 25 de novembro de 1970, um homem comete suicídio no quartel-general do comando do exército japonês em Tóquio. Ele deixa como legado uma longa lista de obras-primas literárias e uma controvérsia que ecoa ainda hoje. O homem era Yukio Mishima, um dos romancistas mais célebres e respeitados do Japão. Falado em japonês. Legendas eletrônicas em português. 14 anos. Outra sessão: quarta (31), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 2, 14h50.

18h - ANTIVIRAL (idem, 110 min. Ficção. Canadá, 2011. Dir.: Brandon Cronenberg) - Primeiro longa-metragem de Brandon Cronenberg, filho do cineasta David Cronenberg. Um funcionário de um laboratório que cultiva vírus de celebridades para vendê-los aos fãs precisa desvendar a morte de uma estrela, depois que um microorganismo cai em mãos erradas. Falado em inglês. Legendas eletrônicas em português. 14 anos. Outra sessão: quinta (1/11), Cinemateca - Sala BNDES, 15h.

20h10 - OS ITALIANOS NA ÓPERA (Italiani All’Opera, 78min, documentário, Itália/Argentina, 2011. Dir.: Franco Borgi Taviani) - Um jovem cantor de ópera busca fama e fortuna na Argentina. A relação entre o intérprete e o mundo da música erudita se torna pano de fundo para a jornada dos migrantes italianos. Falado em italiano, espanhol. Legendas eletrônicas em português. Livre. Outras sessões: quarta (31), Cinemateca - Sala BNDES, 19h40; quinta (1/11), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 6, 22h.

22h - LA DEMORA (La demora, 84 min. Ficção. Uruguai, México, França, 2012. Dir.: Rodrigo Plá) - María é uma mãe solteira, de meia idade e com três filhos. Ela nunca está sozinha, toma conta  de todos e enfrenta problemas financeiros. Augustín, é seu pai, está senil e tenta ajudar a filha.  Ela pensa, então, numa solução cruel: abandonar Augustín numa praça para resolver seus problemas. O pai, então, aguarda o retorno da filha. Falado em espanhol. Legendas eletrônicas em português. 18 anos. Outra sessão: quarta (31), MIS - Museu da Imagem e do Som, 20h50.

CINE OLIDO

15h - OPERATION LIBERTAD (Idem, 90min, ficção, Suíça/França, 2012. Dir.: Nicolas Wadimoff) Em 1978, integrantes de um pequeno grupo revolucionário se infiltram em um banco suíço. Eles filmam toda a ação para provar a conexão entre o sistema financeiro e ditadores. Trinta anos depois, as fitas da “Operação Libertad” vêm à tona. Falado em francês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Livre. Outras sessões: quarta (31), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 6, 14h; quinta (1/11), Cine Sabesp, 14h.

17h - UMA BALA PARA O CHE (Una Bala para El Che, drama. Uruguai, 2012. Dir.: Gabriela Guillermo) Ethel, psicanalista uruguaia, decide procurar os documentos secretos que desvendam os executores de seu marido, professor de História Arbelio Ramirez, morto no Uruguai, durante um atentado a Che Guevara, planejado pela CIA. Falado em espanhol. Legendas em português. 10 anos. Outra sessão: quarta (31), Cinemateca - Sala Petrobras, 16h45.

19h30 - A GLÓRIA DAS PROSTITUTAS (Whore’s Glory, 110 min. Documentário. Alemanha, Áustria, 2011. Dir.: Michael Glawogger) O longa apresenta três faces da prostituição: na Tailândia, mulheres aguardam clientes dentro de uma vitrine; em Bangladesh, os homens viajam até o chamado gueto do amor, onde satisfazem seus desejos. E no México, mulheres tentam achar uma saída da chamada “vida fácil”. O filme completa a chamada Trilogia da Globalização do diretor. Falado em alemão, francês, inglês, tailandês, japonês, espanhol, bengalês. Legendas eletrônicas em português. 18 anos.

VÃO LIVRE DO MASP

19h30 - VIVA SÃO JOÃO (idem, 82 min., Brasil. Dir.: Andrucha Waddington). Documentário percorre cidades do nordeste brasileiro onde a tradição das festas juninas se mantém viva. O diretor Andrucha Waddington usa como fio condutor a turnê de Gilberto Gil. Falado em português. Legendas em sem legendas. Livre.

FAAP

11h - PROGRAMA LOZNITSA 4 (88min, Rússia) -Seleção de filmes de Sergei Loznitsa (88'). Paisagem (Peyzazh, 60min), Hoje Vamos Construir uma Casa (Today we are Going to Build a House, 28min). Legendas eletrônicas em português. 16 anos. Outra sessão: quinta (1/11), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 5, 22h20.

15h - NA NEBLINA (V Tumane, ficção, 127 min. Rússia, Alemanha, Letônia, Holanda, Bielorússia, 2012. Dir.: Sergei Loznitsa) Drama retrata a busca de dois soldados russos por um homem acusado de traição, na Belarus ocupada pelos nazistas em 1942. Falado em russo. Legendas em português. Livre. Outras sessões: quarta (31), Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca 3, 21h; quinta (1º/11), Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca 3, 14h.

19h - PROGRAMA LOZNITSA 3 (70min.). Seleção de filmes dirigidos por Sergei Loznitsa: ARTEL (30min.) e O MILAGRE DE SANTO ANTÔNIO (40'). Falado em russo, português de portugal. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 16 anos. Outras sessões: quarta (31), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 6; quinta (1º/11), Cine Livraria Cultura 2, 22h50.

MIS - MUSEU DA IMAGEM E DO SOM

14h - ALÉM DO HORIZONTE (Am Himmel der Tag, ficção, 90min, Alemanha, 2012. Dir.: Pola Beck) Aos 25 anos de idade, Lara não sabe o que quer fazer da própria vida. Perdeu o interesse até pelo curso de arquitetura, que está prestes a concluir. Ela costuma sair à noite com a amiga Nora, mas não se satisfaz com essa rotina. Depois de uma balada, ela descobre que está grávida. Falado em alemão. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 10 anos.

16h - MICHAEL (idem, 98 min. Ficção. Índia, 2011. Dir.: Ribhu Dasgupta) Ambientado em Calcutá, o filme apresenta o policial Michael, que após matar acidentalmente uma criança de doze anos tem a vida virada do avesso. Ele perde o emprego, e é obrigado a piratear filmes para sobreviver. Enquanto isso, o pai da criança morta lhe faz ligações, ameaçando seu filho. Falado em hindi. Legendas eletrônicas em português.16 anos. Outra sessão: quinta (1º/11), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 2, 17h40.

18h - A ÁRVORE DOS MORANGOS (El árbol de las fresas, 71min. Documentário. Canadá, Cuba, Itália, 2011. Dir.: Simone Rapisarda Casanova) O documentário foi rodado semanas antes do furação Ike destruir toda a cidade de Juan Antonio, no noroeste de Cuba. Trata-se da cidade onde Colombo colocou sua âncora quando descobriu a América em 1492. Primeiro longa da diretora. Falado em espanhol. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Livre.

20h - PURGATÓRIO (Araf, 124min, ficção, Turquia, França, Alemanha, 2012. Dir.: Yessim Ustaoglu) Zehra e Olgun trabalham na cafeteria de um posto de gasolina, perto de uma estrada. O baque nessa rotina monótona ocorre quando Zehra fica fascinada por um caminhoneiro mais velho, Mahur. Exibido na Mostra Horizontes, do Festival de Veneza. Falado em turco. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 10 anos. Outras sessões: quarta (31), Cinespaço Granja Vianna 1, 21h; quinta (1º/11), Reserva Cultural 1, 14h.

MATILHA CULTURA

14h - SONHO E SILÊNCIO (Sueño y Silencio, ficção, 120 min. Espanha, França, 2012. Dir.: Jaime Rosales) O arquiteto Oriol e a professora Yolanda vivem em Paris com suas duas filhas. Durante férias na delta do rio Ebro, eles sofrem um acidente que mudará suas vidas para sempre. Falado em espanhol, francês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 10 anos. Outras sessões: quarta (31), Espaço Itaú de Cinema - Augusta 3, 14h; quinta (1º/11), FAAP, 11h.

16h30 - MEU CARO AMIGO CHICO (idem, documentário, 130min, Portugal, 2012. Dir.: Joana Barra Vaz) O documentário musical, narrado em forma de carta, cria uma resposta à canção Tanto Mar, de Chico Buarque, esboçando um retrato para a vida em Portugal. Falado em português de portugal. Legendas eletrônicas em português. Livre. Outra sessão: quarta (31), Espaço Itaú de Cinema - Augusta 3, 18h20.

18h40 - LOS DÍAS (idem, ficção, 80min, Argentina, 2012. Dir.: Ezequiel Yanco) Martina e Micaela são irmãs gêmeas e vivem em Quilmes, subúrbio de Buenos Aires. Elas são filhas de Norma, que as ajuda em suas atividades diárias. Essa rotina é alterada quando a mãe começa a trabalhar e deixa as filhas sozinhas. Falado em espanhol. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Livre. Outra sessão: quarta (31), Cine Livraria Cultura 2, 22h20.

20h30 - RIO DE OURO (Rio de Oro, 96min, ficção, México, 2011. Dir.: Pablo Aldrete) Norte do México, 1853. Durante o conflito entre índios apaches, mexicanos e soldados americanos, um tropeiro decide vender seu rebanho em busca de uma nova vida na Cidade do México. Para isso, ele terá que atravessar os perigosos territórios indígenas. Falado em espanhol, atabascano. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 12 anos. Outra sessão: quinta (1º/11), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 3, 16h30.

CINUSP

14h - RETIDÃO (Seigiha, ficção, 91 min. Japão, 1957. Dir.: Minoru Shibuya) Inspirado em dois contos de Naoya Shiga. Okyo, uma comerciante teimosa e avarenta, mas de bom coração, cuida de um filho, que trabalha como mecânico, e de um amigo dele. A amizade dos três será testada depois de um acidente no trabalho. Falado em japonês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 12 anos. Outras sessões: quarta (31), Cinemateca - Sala Petrobras, 20h25; quinta (1º/11), Cinemateca - Sala BNDES, 19h.

16h - UM BOM HOMEM, UM BOM DIA (Kojin Kojitsu, ficção, 88 min. Japão, 1961. Dir.: Minoru Shibuya) Hitoshi Ozeki dá aulas numa universidade em Nara, quando recebe a notícia de que sua filha Tokiko irá se casar com um colega de escritório Ryuki. Falado em japonês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 12 anos.

19h - SPEED - EM BUSCA DO TEMPO PERDIDO (Speed – In Search of Lost Time, 97min, documentário, Alemanha, 2012. Dir.: Florian Opitz) O filme parte de um paradoxo: nunca antes trabalhamos com tanta eficiência, mas muitos sentem cada vez mais a pressão do tempo. A mesma tecnologia que facilita o dia a dia das pessoas também as aprisiona? Falado em alemão. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 10 anos. Outra sessão: quarta (31), Espaço Itaú de Cinema - Augusta 3, 16h20.

CEU PERUS

20h - XICA DA SILVA (idem, 114min, ficção. Brasil, 1976. Dir.: Carlos Diegues) Na segunda metade do século 18, a escrava negra Xica da Silva (Zezé Motta) torna-se o centro das atenções no Distrito Diamantino, onde estão as minas mais ricas do Brasil. João Fernandes (Walmor Chagas), representante da Coroa Portuguesa, apaixona-se por Xica e a transforma na Rainha do Diamante, satisfazendo todos os seus desejos extravagantes. Alertado pelos inimigos do casal, o rei de Portugal manda um emissário a fim de impedir que cresça o poder de Xica na colônia. Falado em português. Livre.

CINEMARK - SHOPPING METRO SANTA CRUZ 2

19h - LUA CRESCENTE (Dreiviertelmond, 94min, ficção, Alemanha, 2012. Dir.: Christian Zübert) O taxista Hartmut está em crise: sua esposa planeja pedir o divórcio após trinta anos de casamento. Falado em alemão, turco. Legendas eletrônicas em português. Livre. Outra sessão: quarta (31), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 2, 20h40.

21h - 38 TESTEMUNHAS (38 Témoins, 104 min. Ficção. França, 2012. Dir.: Lucas Belvaux) Ao voltar para casa, depois de uma viagem de negócios à China, Louise descobre que sua rua foi cenário de um crime aparentemente sem testemunhas. Com o passar dos dias, ela descobre que 38 pessoas viram ou ouviram alguma coisa relacionada ao crime. Entre elas, está seu marido Pierre. Falado em francês. Legendas eletrônicas em português. Livre.

CINEMARK - SHOPPING CIDADE JARDIM 6

19h - CANÇÃO PARA O MEU PAI (Lullaby to my Father, documentário, 82 min. Israel, França, Suíça, 2012. Dir.: Amos Gitai) Filme mostra a trajetória do arquiteto Munio Weinraub (1909-1970), pai do cineasta Amos Gitai. Há cenas de viagens e relatos sobre sua ligação com a Bauhaus, escola de vanguarda de design e arquitetura alemã. Falado em francês. Legendas eletrônicas em português. Livre.

21h - O ZELADOR (Vicevaerten, ficção, Dinamarca, 2011. Dir.: Katrine Wiedermann) O zelador Per leva uma vida monótona: ele se divide entre o filho, um ex-presidiário, e dois amigos desocupados. Quando ele encontra, em um apartamento vazio, uma jovem mulher estirada no chão, ele levá-la para casa e cuidar dela. Falado em dinamarquês. Legendas em espanhol. Legendas eletrônicas em português. 18 anos.

CINEMARK - SHOPPING ELDORADO 7

19h - ANO DE GRAÇA (Año de Graça, 90 min. Ficção. Espanha, 2011. Dir.: Ventura Pons) David tem 20 anos e acabou de chegar a Barcelona em busca de oportunidades. Grácia, uma senhora solitária de 60 anos de idade, lhe oferece um quarto e hospedagem gratuitas em troca de companhia. Desde o início, a convivência entre os dois é explosiva, mas com o tempo, percebem que precisam muito um do outro. Será que eles perceberão a tempo que precisam um do outro? Falado em espanhol. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Livre.

21h - AOS 80 (Anfang 80, 90 min. Ficção. Áustria, 2011. Dir.: Sabine Hiebler e Gerhard Ertl) Rosa conhece Bruno. Eles se consideram velhos demais e sem importância, mas de repente aprendem o que significa buscar a felicidade, encontrar sua alma gêmea, amar e rir juntos. O único problema: Rosa tem apenas seis meses de vida. Mesmo assim, os dois decidem ficar juntos - e fazem de tudo para provar que nunca é tarde para um novo amor. Falado em alemão. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 10 anos.

CINESPAÇO GRANJA VIANNA 1

19h - NÃO QUERO DORMIR SOZINHA (No Quiero Dormir Sola, ficção, 83min, México, 2012. Dir.: Natalia Beristain) Amanda vive no apartamento do pai, um ator famoso com quem está brigada. Incapaz de dormir sozinha, toda noite ela procura alguém para acompanhá-lá. Essa rotina se torna ainda mais problemática quando ela precisa cuidar da avó, uma ex-atriz viciada em bebidas alcoólicas. Falado em espanhol. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 16 anos. Outra sessão: quarta (31), Cine Livraria Cultura 1, 14h.

21h - INFÂNCIA CLANDESTINA (idem, 112min., ficção. Argentina, Espanha, Brasil, 2012. Dir.: Benjamín Ávila) Baseado em fatos reais, o filme tem como protagonista um menino de 12 anos, cujos pais são filiados à organização guerrilheira Montoneiros durante a ditadura militar argentina, que se estendeu de 1976 a 1983.O longa foi escolhido para representar a Argentina no Oscar 2013. Falado em espanhol, português. Legendas em português. 14 anos. Outra sessão: quarta (31), Reserva Cultural 1, 14h.

Fonte: VEJA SÃO PAULO