Gente

Morre Olacyr de Moraes, o “rei da soja”

Aos 84 anos, o empresário faleceu em São Paulo na madrugada desta terça (16)

Por: Veja São Paulo - Atualizado em

olacyr
Olacyr de Moraes: empresário morreu aos 84 anos (Foto: Eliane Coster /Folhapress)

Aos 84 anos, Olacyr de Moraes morreu em São Paulo na madrugada desta terça (16). Segundo a sua página oficial, o “rei da soja” lutava contra um câncer de pâncreas desde 2014.

Nascido em Itápolis, Olacyr recebeu o apelido após se transformar no maior produtor do mundo. Proprietário de 50 000 hectares de plantação de grãos nos anos 80, ele foi o mais jovem bilionário brasileiro a aparecer no ranking da Forbes.

+ “Intelectualmente, sou anarquista”, afirma Jô Soares

Ainda nos anos 80, seu império chegou a reunir quarenta empresas, com patrimônio avaliado em 1,2 bilhão de dólares. Nos anos seguintes, porém, uma série de investimentos malfeitos e dívidas acumuladas fizeram Olacyr perder fazendas e fechar as portas de diversos negócios.

+ Confira as principais notícias da cidade

Segundo sua página oficial, Olacyr atualmente estava engajado em empreendimentos de mineração. “O homem que começou com uma pequena transportadora de pedras para a Prefeitura de São Paulo, se transformou em empresário, dono de banco, construtor de hidrelétrica, metrô e ferrovia além de ter sido o maior produtor individual de soja do mundo e um dos maiores de algodão e milho do Brasil, continua acreditando e investindo no Brasil”, descreve o site. 

Fonte: VEJA SÃO PAULO