Mostra Mestes do Cinema Mexicano

Filmes de Buñuel são destaque na Cinemateca Brasileira

Títulos de El Santo, ídolo popular mexicano, também estão na programação

Por: Redação VEJINHA.COM - Atualizado em

A Ilusão Viaja de Trem
"A Ilusão Viaja de Trem": Buñuel ganha mostra na Cinemateca (Foto: Reprodução)

A partir desta terça (22), a Cinemateca Brasileira dá inicio ao ciclo Mestes do Cinema Mexicano. Dividida em dois programas, a mostra apresentará os trabalhos de Luis Buñuel (1900-1983) rodados no México e os filmes de El Santo (1917-1984), ícone do cinema de aventura daquele país.

+ Os melhores filmes em cartaz; salas e horários

Buñuel fugiu da ditadura franquista na Espanha e, após uma breve passagem pelos EUA, chegou ao México em meados da década de 1940. Lá, rodoa “El Gran Cavalera” (1949) e “A Ilusão Viaja de Trem” (1953), filmes raros que ganham exibição na Cinemateca.

Já o trabalho de Rodolfo Guzmán Huerta, mais conhecido como El Santo, é pouco conhecido do público brasileiro, embora ele seja um ídolo popular no México. Huerta ingressou no cinema em 1958 e estrelou “Santo Contra Los Zombies”, em 1962, ponto de partida para protagonizar mais de cinquenta filmes de aventura e terror, com zumbis, vampiros, psicopatas e nazistas invasores. São exemplo dessa produção “Santo y Blue Demon Contra Los Monstruos” (1957) e “Anónimo Mortal” (1975), inclusos na programação.

A entrada para todas as exibições é gratuita. Clique aqui para conferir toda a programação.

 

Fonte: VEJA SÃO PAULO