Cidade

Terceiro protesto contra a Copa será nesta quinta em Pinheiros

Concentração está marcada para as 18h no Largo da Batata

Por: Redação VEJASAOPAULO.COM

Uma manifestação está marcada para esta quinta-feira (13), às 18h, no Largo da Batata, em Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo. É o terceiro protesto com o tema "Não vai ter Copa" - o primeiro aconteceu em 25 de janeiro e o segundo, em 22 de fevereiro. Como ocorre desde os protestos de junho, o trajeto que o grupo percorrerá não foi divulgado, mas a recomendação é evitar a região da Avenida Brigadeiro Faria Lima no começo da noite. 

+ Protesto no dia do aniversário de São Paulo teve tumulto em frente ao Municipal

A primeira manifestação com esse mote ficou marcada pela violência. Um fusca pegou fogo com uma família dentro logo após passar por um colchão em chamas. O fogo foi ateado por black blocs, que também quebraram bancos, vidraças de prédios residenciais e ônibus. Por fim, foram encurralados em um hotel na Rua Augusta e levados à delegacia. Um manifestante, Fabrício Chaves, levou dois tiros de policiais. 

No segundo protesto, em 22 de fevereiro, 262 pessoas foram detidas. A PM usou a tática do "kettling" (chaleira, em inglês), cercando manifestantes preventivamente, antes que qualquer distúrbio ocorresse. Jornalistas também acabaram detidos e agredidos

+ VÍDEO: Confira imagens exclusivas do segundo ato contra a Copa

 

Fonte: VEJA SÃO PAULO