Grátis

Treze museus não cobram entrada neste sábado (25)

A lista inclui o MIS, o Museu Afro Brasil, o Museu da Língua Portuguesa e a Pinacoteca, entre outros

Por: Redação VEJASAOPAULO.COM - Atualizado em

Museu da Língua Portuguesa
(Foto: Dirceu Rodrigues)

Treze museus da cidade não vão cobrar entrada neste sábado (25), assim como em todos de maio. A iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura visa incentivar o contato da população com o universo das artes visuais no mês em que se comemora o Dia Internacional dos Museus (18 de maio).

Sob o tema Museu MeUeSEU: de todo mundo, a Secretaria pretende reforçar a ideia de que os aparelhos são espaços públicos e devem ser ocupados. Além da entrada gratuita, haverá exposições inéditas, instalações, palestras e oficinas. Os museus participantes são:

  • Centros culturais

    Casa das Rosas

    Avenida Paulista, 37, Bela Vista

    Tel: (11) 3285 6986 ou (11) 3288 9447

    6 avaliações

    Metrô Brigadeiro.

    Saiba mais
  • Museus

    Museu Casa Guilherme de Almeida

    Rua Macapá, 187, Sumaré

    Tel: (11) 3673 1883

    Sem avaliação
  • Museus

    Catavento Cultural e Educacional

    Avenida Mercúrio, s/n, Brás

    Tel: (11) 3315 0051

    14 avaliações

    Entre os dezoito museus administrados pela Secretaria de Cultura do Estado, o Catavento Cultural e Educacional, no Brás, é o mais visitado da capital. As escolas costumam bater cartão no museu educativo Catavento, mas o passeio também fica legal em família. Primeiro ponto para aproveitar: acorde cedo no sábado, dia em que a entrada é grátis. Quem chega lá por volta das 11 horas consegue as senhas para as oficinas mais interessantes do dia. Entre as atividades mais procuradas estão a parede de escada de 7 metros de altura e o estúdio de TV. no espaço Vida, monitores simulam expedições de pesquisa no oceano e abordam a teoria da evolução, de Charles Darwin, de um jeito que entretém adultos e crianças.

    Saiba mais
  • Museus

    Museu Afro Brasil

    Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº, Parque Ibirapuera

    Tel: (11) 3320 8900

    1 avaliação
  • Museus

    Museu de Arte Sacra

    Avenida Tiradentes, 676, Luz

    Tel: (11) 3326 3336

    1 avaliação

    Cento e trinta trabalhos compõem a mostra permanente do museu. O espaço exibe ainda o famoso conjunto napolitano do século XVIII, doado pelo industrial e colecionador Ciccillo Matarazzo (1899-1977). Com o intuito de formar um museu exclusivamente de presépios, Matarazzo trouxe a suntuosa montagem ao país após uma viagem à Europa em 1949. Com 1.600 peças, é considerada uma das maiores no mundo.

    Saiba mais
  • Museus

    Memorial da Resistência

    Rua General Osório, 66, Santa Efigênia

    Tel: (11) 3335 4996

    2 avaliações
  • Museus

    Museu da Casa Brasileira

    Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705, Jardim Paulistano

    Tel: (11) 3032 3727 ou (11) 3036 3913

    3 avaliações

    O museu é especializado em design e arquitetura. Fica em uma mansão da década de 40 e tem um jardim de mais de 6 000 metros quadrados. Do lado de dentro, expõe sua coleção permanente de exemplares do mobiliário dos séculos XVII ao XXI. Na agenda cultural, promove mostras temporárias, debates, palestras, cursos e oficinas ligados à área.

    Saiba mais
  • Museu da Imagem e do Som - MIS

    Avenida Europa, 158, Jardim Europa

    Tel: (11) 2117 4777

    1 avaliação
  • Museus

    Museu do Futebol

    Praça Charles Miller, s/n, Pacaembu

    Tel: (11) 3664 3848

    7 avaliações

    Impossível não se contagiar de cara com a atmosfera boleira deste museu cravado debaixo das arquibancadas do Estádio do Pacaembu. Todas as atrações são multimídia e interativas. Projetores exibem fotografias gigantes de ídolos como Pelé, Garrincha, Zico e Ronaldo. Numa sala, fotos antigas contextualizam os primórdios do esporte no Brasil. Há muito material em vídeo, mostrando dribles, gols e jogadas marcantes. Quem quiser se aventurar (sobretudo as crianças), pode brincar de cobrar um pênalti e medir a velocidade do chute numa atração ou jogar com uma bola virtual em outra. Duas experiências arrepiam os visitantes: imagens de torcedores incentivando aos berros seus times, projetadas em telões debaixo das arquibancadas, e o acesso para ver (e fotografar, é claro) o gramado verdinho do Pacaembu. Em outra sala, telas em alta definição apresentam a história das copas e a participação da Seleção em cada uma delas. Difícil é sair de lá sem querer gritar “Brasil, Brasil, Brasil”.

    Saiba mais
  • Museus

    Museu da Língua Portuguesa

    Praça Da Luz, s/n, Bom Retiro

    Tel: (11) 3322 0080

    7 avaliações

    O museu já realizou homenagens a escritores como Fernando Pessoa, Machado de Assis, Clarice Lispector e Cazuza. Nas montagens permanentes, o espaço se dedica à valorização da língua portuguesa, usando a tecnologia para apresentar os conteúdos. O Beco das Palavras, por exemplo, é uma mesa interativa usada para formar vocábulos e descobrir seus significados e origens. Já a Linha do Tempo mostra aos visitantes a história do idioma. Há ainda um telão de 106 metros com projeções simultâneas sobre o uso do português e totens com a influência de outras línguas como tema. Observar com atenção a estrutura do prédio onde o museu está instalado também faz parte do passeio. Na Estação da Luz, o edifício é um patrimônio histórico do Século XIX.

    Saiba mais
  • Museus

    Paço das Artes

    Avenida Da Universidade, 1, Butantã

    Tel: (11) 3814 4832

    1 avaliação

    O prédio de arquitetura modernista foi construído na década de 1970, dentro da Cidade Universitária para abrigar exposições de arte contemporânea, promover cursos e palestras. O espaço tem vocação experimental e promove, em sua Temporada de Projetos, artistas, curadores e críticos emergentes. 

    Saiba mais
  • Museus

    Pinacoteca de São Paulo

    Praça Da Luz, 2, Bom Retiro

    Tel: (11) 3324 1000

    8 avaliações
  • Museus

    Estação Pinacoteca

    Rua General Osório, 66, Santa Efigênia

    Tel: (11) 3335 4990

    Sem avaliação

    A instituição fica no antigo prédio do Departamento Estadual de Ordem Política e Social (o Deops). Seus salões amplos e de pé-direito alto mostram-se perfeitos para receber trabalhos de grandes dimensões. A partir de outubro de 2016, o prédio passou a expor somente exposições contemporâneas, com peças do acervo da Pinacoteca produzidas a partir dos anos 80, além de mostras temporárias. Com o ingresso em m]aos, é possível também visitar o prédio principal da Pinacoteca localizada no Parque da Luz.

    Saiba mais

Fonte: VEJA SÃO PAULO