Consumo

Domingos de Morais é a rua "GG" de São Paulo

Endereço reúne oito lojas que vestem homens e mulheres que vestem até o número 80; avaliamos cada uma delas com ajuda da blogueira e modelo plus size Helena Custódio

Por: Carolina Romanini - Atualizado em

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

São Paulo é famosa por suas ruas temáticas, com estabelecimentos que vendem produtos para um público específico. Tem a rua dos lustres, a rua das noivas, a rua dos eletrônicos, a rua das pechinchas, e por aí vai. A essa extensa lista soma-se um endereço com bastante potencial de sucesso: a Rua Domingos de Morais, na Vila Mariana, reúne uma série de lojas de moda plus size. Já são oito estabelecimentos que vendem numerações e modelos feitos para quem veste tamanhos que vão do 40 ao 80.

+ Maior marca plus size do país investe 2,5mi e dobra o número de lojas

Para avaliar as ofertas da região, convidamos a blogueira e modelo plus size Helena Custódio para um passeio na provável rua "GG" de São Paulo. Dona da página Sou Gordinha Sim, com mais de 550 000 seguidores, Helena tem na ponta da língua as principais dificuldades que seu público encontra na hora de se vestir, além de olhos atentos a detalhes como tecido, caimento e beleza dos produtos. Ela averiguou de perto se essas lojas atendem, de fato, os interesses de quem veste tamanhos grandes. “Não adianta colocar placa na frente da loja dizendo 'temos tamanhos grandes' e resumir os modelos a uma arara escondida no fundo do corredor”, argumenta Helena.

A seguir, um breve perfil desses estabelecimentos e comentários da reportagem e de Helena sobre o que encontramos por lá.

Lojas Plus Size - Domingos de Morais - GG Store - Fachada
Cliente observa a vitrine da GG Store: única loja com opções de vestidos longos de festa (Foto: Rodrigo Dionisio/Frame)

Cia de Moda

Com várias unidades na cidade, tem boa seleção de peças mais clássicas e um tanto conservadoras. Agrada, portanto, executivas e mulheres mais comportadas, que prezam pelo bom caimento. Tem variedade de itens vai de vestidos curtos para festa, em renda, cetim e paetês, a casaquinhos em diversas cores e estilos. Os tamanhos vestem manequins do 40 ao 52. Atende somente o público feminino.

Comentário

Apesar de oferecer peças mais clássicas, chama atenção pela variedade de modelos. Tem vestidos, macacões, pantalonas, saias longas, casaquinhos, entre muitos outros itens. As cores ficam mais restritas ao bege, preto, marinho e vermelho, inclusive nas estampas. Preste atenção na hora de escolher o tamanho. As blusas vão do P ao GG, sendo que o maior tamanho, muitas vezes, não equivale ao 52. "A marca não vai além do 52, portanto, se a sua numeração for maior do que essa, nem adianta visitar", alerta Helena. 

GG Store

Trabalha com uma seleção enxuta, porém de muito bom gosto, de peças femininas dos tamanhos 48 ao 58 e masculinas do 52 ao 70. No lado feminino, entre camisas de chiffon e blusas de algodão, há uma arara com opções de vestidos de festa longos, além de boa variedade de biquínis e maiôs. Do lado masculino, as opções são mais básicas, de camisas, polos, calças e bermudas.

Comentário

“Apesar da variedade aqui ser menor, vale a pena fazer uma visita, principalmente por ter opções de vestidos de festa, algo sempre muito difícil de encontrar nos tamanhos grandes”, ressalta Helena. Os preços também podem agradar. Os vestidos de festa, por exemplo, custam entre 340 e 550 reais. Já as camisas de chiffon femininas ficam na faixa de 100 reais e as polos masculinas na faixa de 89 reais. O atendimento, porém, não foi dos melhores. No dia em que a reportagem visitou a loja, as vendedoras custaram a levantar da cadeira para atender a nossa "cliente”.

Lojas Plus Size - Domingos de Morais - Helena Custódio
Helena avalia as peças masculinas na Kauê: "Essa loja tem preços justos e um pouco de tudo, vale sempre uma visita" (Foto: Rodrigo Dionisio/Frame)

Kauê

Vai além dos tamanhos grandes das demais lojas: atende homens do manequim 48 ao 80 e mulheres do 46 ao 64. No mercado há mais de trinta anos, foi uma das primeiras marcas a reinventar o plus size para atrair um público mais jovem. Destaca-se pela variedade de itens, que vão desde peças de roupas casuais até alguns vestidos curtos de festa, em paetês. Tem também opções de moda praia para homens e mulheres, como sungas, maiôs e biquínis. Para os homens fabricam polos, camisas, bermudas e calças em vários modelos e tecidos. 

Comentário

Para Helena Custódio, a Kauê “tem de tudo e mais um pouco”. De fato o endereço chama atenção pela variedade de itens: tem moda festa, moda praia, moda casual, social... E vai longe também no atendimento. Os vendedores são receptivos e com simpatia sinalizam as promoções da loja. "Esse é um bom momento para comprar, pois logo chega a coleção de inverno e as peças de verão estão todas em promoção", lembra Helena. 

Melyzê

A marca de confecção própria atende exclusivamente os tamanhos grandes, do 46 ao 56, há quatro anos. A grande maioria das peças são feitas em algodão, como vestidos e blusas, mas tem também opções de shorts, jeans e alguns vestidos curtos para festa. Atende somente o público feminino.

Comentário

“O preço é o principal destaque”, diz Helena. Ali, é possível comprar blusinhas a partir de 39,90 reais e vestidos casuais a partir de 89 reais. O atendimento é outro ponto forte. As vendedoras são simpáticas, sabem ouvir as demandas das clientes e compreendem perfeitamente as necessidades de quem veste tamanhos grandes. "O custo-benefício é excelente", ressalta. A loja peca, porém, pela falta de peças feitas com tecidos mais nobres e estruturados - os modelos são todos mais leves e soltinhos.

Lojas Plus Size - Domingos de Morais - Melyzê II
Na Melyzê, há quatro anos na rua, Helena aprovou os modelos: "Gosto dos decotes e recortes nas mangas, detalhes que valorizam muito as gordinhas." (Foto: Rodrigo Dionisio/Frame)

Palank

É uma das mais antigas marcas de moda plus size do Brasil. Trabalha com excelente variedade de peças em diversas cores e estampas e tamanhos que vão do 46 ao 56. Os modelos variam entre vestidos fresquinhos para o verão e roupas sociais para o trabalho. Destaca-se também pelas boas opções de moda praia e alguns modelos de pijamas. Atende somente o público feminino.

Comentário

Para Helena, a Palank é uma escolha certa. “Eles têm sempre boas opções para diversas ocasiões, além de preço razoável e qualidade sempre impecável.” A marca merece destaque, também, por atender diversos públicos, desde os mais jovens até senhoras mais comportadas.

Pijama e Camisola

Apesar de não ser especializada em tamanhos grandes, tem opções de lingeries e pijamas que vão até o tamanho 56. Trabalha também com marcas de sutiã como a Liz, que tem modelos específicos para quem tem as costas largas, mas os seios não tão grandes - preocupação essa comum a muitas gordinhas. Atende somente o público feminino.

Comentário

Segundo Helena Custódio, suas leitoras reclamam muito do fato de que as lingeries feitas para gordinhas são sempre comportadas e geralmente nas cores preta e bege. “Não é porque somos gordinhas que não podemos ser sexy”, lembra. Nesta loja Helena encontrou peças de renda, em cores fortes e, até, camisolas com estampas de oncinha em tamanhos maiores. "Estão todas super aprovadas." Não são todas as peças que estão disponíveis nos tamanhos maiores. É preciso pedir ajuda a uma vendedora para encontrá-las em meio à multidão de araras.

Lojas Plus Size - Domingos de Morais - Pijama e Camisola - Lingerie
Na loja Pijama & Camisola, os destaques foram as lingeries mais ousadas: "Gordinha também gosta de usar renda e camisolas mais picantes, nada de calçola bege." (Foto: Rodrigo Dionisio/Frame)

Program Plus Size

Desde 1998 no mercado plus size, já é uma das lojas mais famosas do ramo. Oferece grande variedade de vestidos, blusas, macacões e casaquinhos, que vão do tamanho 44 ao 54. Tem também roupas de balada, para o público mais jovem. Além da loja na Domingos de Morais, está em doze shoppings da capital e outros quatro endereços de rua. Atende somente o público feminino.

Comentário

Helena Custódio diz que a loja atrai, principalmente, pela variedade de modelos e cores. “É uma das marcas plus size com mais opções de peças coloridas e estampadas.” A qualidade dos tecidos e a precisão dos cortes são outros diferenciais que favorecem as gordinhas. O preço, em contrapartida, é mais alto. As blusas custam, em média 150 reais e os vestidos, 250 reais.

TWP

Mesmo dedicando-se quase que inteiramente à sua loja virtual, a TWP ainda é uma boa opção para quem procura peças básicas e, como na Kauê, de tamanhos maiores – do 48 ao 66 feminino ou do 48 ao 80 masculino. Tem jeans a partir de 99 reais, camisetas a partir de 49 reais, além de pijamas, camisolas e algumas opções de maiôs e sungas.

Comentário

Para Helena, a loja é uma boa opção para quem pretende renovar o guarda-roupas com peças básicas. “Principalmente para os homens, pois tem uma boa variedade de bermudas e camisetas.” O caimento, às vezes, deixa a desejar. Para as mulheres, a variedade é menor, mas ainda vale uma garimpada. As leggings estampadas, por exemplo, estão custando 69 reais.

Lojas Plus Size - Domingos de Morais - Vista Rua
Vizinhas, Kauê e TWP são as duas principais concorrentes da rua: "Ambas têm bons preços e peças básicas para renovar o guarda-roupa", avalia Helena. (Foto: Rodrigo Dionisio/Frame)

Fonte: VEJA SÃO PAULO