Crianças

Livros infantis falam sobre a Copa do Mundo e a Olimpíada no Brasil

Ilan Brenman explica os dois grandes eventos esportivos que ocorrerão no país

Por: Bruna Ribeiro - Atualizado em

Ilan Brenman cativa adultos e crianças contando histórias - 2165
Ilan Brenman, com algumas de suas obras (Foto: Ligia Skownski)

Imagine só uma menina que pratica esportes como lançamento de bonecas e levantamento de mãe. Ou ainda um garoto que descreve as cidades brasileiras por meio de rimas. Esses personagens são dos livros Clara e a Olímpiada de 2016 e Gabriel e a Copa do Mundo de 2014, de Ilan Brenman. O autor acaba de lançar as obras sobre os eventos que tomarão conta do país nos próximos anos.

+ Cidade das Crianças: um blog de pais para pais

Clara e Gabriel integram o universo de Brenman desde 2007 – aparecem, por exemplo, em Gabriel, Já Para o Banho! (2009) e A Tiara da Clara (2012). Agora eles ganharam a missão de explicar às crianças detalhes das grandes festas esportivas. Gabriel desvenda as doze capitais que vão sediar os jogos de futebol na Copa do Mundo:  "Em Cuiabá, a bola voará como um sabiá"; "Em Fortaleza, o jogo, com certeza, será uma moleza" e "Em São Paulo, a alegria será de Itaquera ao Ibirapuera."

Gabriel e a Copa do Mundo de 2014, de Ilan Brenman
Editora: Brinque Book. Onde comprar: Livraria Cultura. Preço: R$ 24,90. Páginas: 32 (Foto: Divulgação)

Já Clara treina em casa modalidades para participar da Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016. Tudo, claro, como muita criatividade. Tem basquete de meia, vôlei de peteca e até luta de travesseiros. "A repercussão dessas novas obras tem sido muito boa. As crianças estão adorando", conta o escritor.

Clara e a Olímpiada de 2016 - Ilan Brenman
Editora: Brinque-Book. Onde comprar: Livraria Cultura. Preço: R$ 24,90. Páginas: 28 (Foto: Divulgação)

Nos dois livros, os desenhos foram feitos por Silvana Rando, autora de Gildo (2010), que ganhou o prêmio Jabuti de Melhor Ilustração Infantil ou Juvenil em 2011.

Fonte: VEJA SÃO PAULO